[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O pagamento do IPVA e do licenciamento para os veículos com fim de placa 6 começa no próximo dia 9 de julho, com o pagamento para os veículos de fm de placa ’06’. O Documento Único de Arrecadação (DUA), que é a guia onde constam todos os débitos do exercício, será encaminhado para a residência dos proprietários a partir deste mês e deverá ser pago em qualquer agência do Banese até o dia estabelecido no calendário.

A previsão do Detran é que entre 10 e 15 dias após o pagamento do licenciamento os proprietários comecem a receber em casa o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é o documento do veículo. Caso isso não ocorra, os clientes podem se dirigir a qualquer unidade de atendimento do órgão, na capital ou interior, portando o comprovante de pagamento e a carteira de identidade. Será emitida uma segunda via do CRLV para o proprietário do veículo.
 
As pessoas que mudaram de endereço devem regularizar imediatamente o cadastro e preencher um formulário, que poderá ser requerido pela internet, de maneira fácil e segura. Basta o usuário acessar o sítio do Detran (www.detran.se.gov.br), clicar no ícone ‘Formulários’, que fica localizado na barra de ‘Serviços 24 horas’, posicionada no lado direito da página, imprimir, anotar todos os dados e encaminhar a uma das unidades de atendimento do órgão.

Benefícios

Manter o licenciamento em dia garante ao proprietário do veículo circular tranqüilamente em Sergipe e em outros Estados, além de livrá-lo de uma multa de R$ 191,54. A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Artigo 230, inciso V – e o proprietário ainda recebe sete pontos na carteira de habilitação. Neste caso, o veículo é removido para um local apropriado, onde ficará sob custódia do Detran, podendo ser levado a leilão público caso o seu proprietário não regularize a situação em 90 dias.
 
O pagamento do licenciamento também assegura ao proprietário uma indenização em caso de acidente de trânsito. O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) é cobrado junto com o licenciamento anual e é um direito que todo motorista tem. Ele pode ser requerido em qualquer companhia seguradora do Estado que possua o convênio, desde que o interessado apresente toda documentação necessária. O DPVAT cobre sinistros de morte, invalidez permanente e despesas médicas e hospitalares, inclusive dentárias.
 
No sítio do Detran também é possível verificar qual o dia estabelecido pelo calendário para o pagamento do licenciamento, de acordo com o fim de placa.

Mensagem do licenciamento

O Detran disponibilizou, no sítio do órgão, um sistema de aviso que encaminha uma mensagem para o endereço eletrônico dos usuários cadastrados sobre o prazo de vencimento do licenciamento dos veículos. O sistema é muito útil para quem costuma acessar a internet.
 
Para receber a mensagem, que é encaminhada com sete dias de antecedência do prazo de pagamento do licenciamento, basta que os clientes acessem o sítio do órgão e cliquem no ícone ‘Cadastre-se para receber aviso do vencimento do licenciamento do seu veículo através do e-mail’, que fica localizado na barra de ‘Serviços 24 horas’.
 
Em seguida, é necessário digitar a placa do veículo e o endereço eletrônico que receberá a mensagem, para depois mandar cadastrar. Uma semana antes do prazo do licenciamento, o usuário receberá a mensagem do Detran. É possível também remover o endereço eletrônico da lista, caso o cliente queira cadastrar outro.
 
Calendário de pagamento

Julho
Fim de Placa 6

06 – 9 de julho
16 – 10 de julho
26 – 14 de julho
36 – 15 de julho
46 – 16 de julho
56 – 17 de julho
66 – 21 de julho
76 – 22 de julho
86 – 23 de julho
96 – 24 de julho

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.