[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício 2006, está transcorrendo com êxito na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) desde o dia 30 de janeiro, quando teve início o vencimento da taxa para alguns bairros na capital. Até o momento a movimentação se mostra extremamente positiva, principalmente porque o secretário municipal de Finanças, Nilson Lima, acredita que a previsão de arrecadação será atingida.

Mais de 99% dos carnês foram entregues à população. Entre as categorias que não receberam os carnês estão os isentos, que vão receber notificação da Prefeitura de Aracaju avisando que receberão o benefício até 2008, e contribuintes que não foram encontrados pelos Correios, que devem se dirigir a um dos postos de atendimento da Sefin para adquirir o carnê, como a praça General Valadão, o Ceac do Shopping Riomar ou o Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Do total arrecadado com o IPTU, 25% é aplicado nas ações de educação, como a manutenção e construção de escolas, pagamentos dos professores e profissionais da área. Outros 15% são destinados à saúde, na manutenção do Samu, na construção de postos de saúde e no pagamento de médicos e demais funcionários. A quantia de 6% é voltada para o pagamento do duodécimo da Câmara de Vereadores e o restante é aplicado em investimentos na cidade, tais como infra-estrutura, assistência social, coleta e transporte de lixo domiciliares, iluminação pública, entre outros.

O secretário Nilson Lima lembra a população que o contribuinte que deixar de pagar na data certa perderá os 10% de desconto na cota única, destacando ainda que está muito satisfeito com a arrecadação realizada até o momento. “O êxito na arrecadação até agora demonstra por parte da população o desejo de continuar contribuindo para que a Prefeitura possa realizar os investimentos em todos os bairros de Aracaju, bem como a melhoria constante dos serviços das secretarias que compõem a municipalidade”, disse Nilson.

Com o grande trabalho de desburocratização que tornou automática a isenção até 2004 e a restauração da automaticidade em 2005, a isenção foi estendida até 2008 para os beneficiados desde o ano passado. Segundo Nilson Lima, a administração atual promoveu um dos maiores esforços no sentido de praticar a justiça fiscal. “Ao assumirmos a administração, eram apenas seis mil isentos. Agora esse número pulou para 50 mil, atingindo praticamente 30% dos imóveis existentes na capital”, afirmou o secretário.

Hoje é o terceiro dia de vencimentos do IPTU, sendo o último prazo para o pagamento da primeira ou única parcela para os moradores dos bairros Santo Antônio, Pereira Lobo, Ponto Novo, Inácio Barbosa e Mosqueiro. Os contribuintes que desejarem pagar em cota única e não tiverem débitos em exercícios anteriores terão desconto de 10% no pagamento. E ainda há a possibilidade de pagamento em dez prestações. Já para o inadimplente, o desconto cai para 5%.

Amanhã, dia 2, devem ser efetuados os pagamentos da primeira parcela ou cota única dos moradores dos bairros Getúlio Vargas, Cirurgia, Jabotiana e São Conrado. Para o dia 3, já estão definidos os bairros Dezoito do Forte, Santos Dumont, José Conrado de Araújo, Novo Paraíso, Capucho e Aeroporto. Já no dia 6 de fevereiro, será a vez dos bairros Soledade, Cidade Nova, Palestina, Bugio, Jardim Centenário, Olaria e Santa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.