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Quitando os débitos e mantendo o pagamento das contas de água em dia, tanto o cliente como a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) são mutuamente beneficiados. Isso porque é com o dinheiro arrecado que a empresa garante a continuidade dos investimentos em melhoria do abastecimento de água. Já os usuários ficam livres do recebimento de notificações, ordem de corte ou efetivação da suspensão do fornecimento.

A cobrança da fatura é realizada também através da inclusão na relação de devedores do Serasa, cobrança bancária e dependendo do valor do débito o cliente é submetido a ação de cobrança judicial. “A importância do pagamento regular das faturas de água/esgoto é o que possibilita a Deso a manter a regularidade do abastecimento e a distribuição de água com qualidade”, reforça o coordenador de apoio a cobrança, André Rocha.

Ele explica que o processo de corte é iniciado quando o cliente atrasa o pagamento da fatura. Mas antes de sofrer a sanção, o inadimplente é devidamente notificado de maneira formal através do Aviso ao Consumidor de Suspensão do Fornecimento, onde são informadas as faturas pendentes. “Só após o prazo legal de 30 dias, caso o cliente não pague as faturas que constem no aviso é gerada uma ordem de corte para o imóvel”, explica.

Com a execução do procedimento legal de efetivação do corte, caso o cliente permaneça com débito mesmo após a emissão da fatura subsequente e não tenha solicitado a religação, o usuário pode ter o fornecimento de água suprimido. Por mês, na região metropolitana, são realizados em média 600 cortes de disco e 180 supressões nos hidrômetros.

No aviso ao consumidor, o inadimplente é informado que a solicitação da religação é feita em um dos postos de atendimento da Deso, onde as atendentes estão aptas a dialogar com os clientes e oferecer a maneira adequada de solucionar a pendência.

Negociação

A melhor maneira de evitar o corte de fornecimento de água é ficar em dia com o pagamento do serviço. Por isso, desde o dia 20 de novembro, a Deso tem garantido condições especiais aos clientes para renegociação de dívidas. Por meio do Programa de Recuperação de Crédito (PRC) os usuários inadimplentes podem obter descontos de até 100% em multa e juros, ao procurar os postos de atendimento da Companhia.

A ação permite que todos os clientes, com cadastro negativo na empresa, fiquem livre da suspensão do fornecimento de água potável e evitem ficar com o nome negativado. A medida é válida para pessoas da categoria residencial, comercial e industrial que possuem dívidas até o dia 30 de junho de 2012. A intenção da Deso, é propor uma solução e uma negociação adequada para que os clientes honrem o dever de pagar pelo serviço que se beneficiam.

“A Deso trabalha para fornecer água à população, além de investir em ampliação e melhoria do saneamento básico. Em contrapartida, os clientes precisam honrar os compromissos de quitar as dívidas adquiridas pelo uso dos serviços”, pontua o diretor-presidente da Companhia, Antônio Sérgio Ferrari Vargas.

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