[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Proporcionar condições básicas para lutar por um emprego no mercado de trabalho. É com esse objetivo que o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, inaugurou na tarde de ontem, dia 24, mais uma unidade de qualificação profissional da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho. Trata-se da Padaria escola, localizada na avenida Edésio Vieira de Melo, 995, bairro Suissa.
Na padaria escola da Prefeitura de Aracaju fabrica-se 18 produtos, entre os mais variados tipos de pães e bolachas, como pão doce, francês, cilindro; bolacha de goma, copa do mundo, etc. Cerca de 250 pães são produzidos, por dia, pelos alunos. A farinha de trigo utilizada na unidade é fornecida numa parceria com o Moinho Sergipe.
O prefeito Marcelo Déda ressaltou, em seu discurso, a necessidade de se adquirir qualificação profissional para obter um emprego. “Para se conseguir um trabalho é preciso qualificação, se a pessoa não tiver capacitação terá mais dificuldade para entrar no mercado de trabalho”, disse.
Déda lembrou que desde quando assumiu a administração municipal se preocupou com essa situação. Por conta disso, decidiu fortalecer a sua política de geração de emprego e renda através da capacitação profissional. O prefeito citou também a importância de oferecer o curso básico de padeiro. “Se existe um ramo que não tem como reduzir o número de emprego é o de comida. Além disso, o produto mais acessível é o pão. Com isso existe a possibilidade que esse ramo de panificadoras sempre ofereça uma oportunidade de gerar emprego”, salientou.
O curso básico de padeiro, que terá duração de aproximadamente dois meses, num total de 110 horas, foi iniciado no dia 4 de agosto, com duas turmas com cerca de 30 alunos, nos turnos da manhã e da tarde. Os alunos, que já estão colocando a mão na massa, tiveram aulas de higienização e manipulação de alimentos, além de treinamento sobre relações humanas.
Para o presidente da Fundat, Antonio Carlos Mota, a implantação da padaria escola demonstra a preocupação da atual administração municipal em gerar emprego para a população. “Com essa unidade, em breve, estaremos colocando no mercado de trabalho profissionais qualificados para atuarem nas panificadoras de Sergipe”, afirma.
Antonio Carlos salientou que foram investidos cerca de R$ 12 mil para instalar a padaria escola, tendo em vista que foi necessária a adaptação do prédio e reforma nos equipamentos. No local, funcionava uma panificadora que estava desativada.
As instalações estão dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, tais como área de manipulação com forro; basculantes, portão, grades e esgotos com telas. Os equipamentos de segurança, como cilindro com kit de segurança, extintores de incêndio; forno a gás GLP, de acordo com execução do projeto de locação da central de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo também foram liberados pelo Corpo de Bombeiros.
Diversos secretários municipais foram prestigiar mais uma ação da Prefeitura de Aracaju, entre eles Nilson Lima (Finanças), Mônica Maciel (Controle Interno), Osvaldo Nascimento (Emsurb), Ana Côrtes (Assistência Social e Cidadania), Rui Belém (Educação), Pedro Lopes (Governo), Cristina Góes (Comunicação Social), e Sérgio Ferrari (Emurb). Também estiveram presentes o presidente do Sindicato das Indústrias Panificadoras e Confeitarias do Estado de Sergipe, Carlos Alberto Santos Paixão e o diretor comercial do Moinho Sergipe, Idair Reis.
Após a inauguração da padaria escola, o prefeito e os secretários municipais visitaram as instalações da unidade. “Está muito bom, apesar de que eu já tinha provado quando mandaram um ‘kit pão’ para mim”, disse Marcelo Deda, fazendo questão de elogiar cada um dos alunos. A população do bairro Suissa que compareceu ao evento também participou da distribuição dos produtos, provando todos os tipos de pães e biscoitos produzidos na padaria escola .[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.