Pacto pela Saúde será discutido em Congresso de Secretários Municipais
Depois da abertura oficial, haverá uma conferência sobre o pacto pela saúde e os instrumentos para qualificar a gestão na área. "O objetivo deste encontro é discutir os cinco blocos de financiamento do Pacto de Gestão, juntamente com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Haverá, ainda, uma reunião com os presidentes dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Nordeste e outra com os secretários executivos dos Cosems do Brasil", informou Salviano Mariz, secretário executivo do Cosems Sergipe.
Além das representações de secretários municipais já citadas, deverão participar do evento aproximadamente 250 pessoas, dentre os quais os presidentes do Cosems do Nordeste, o presidente do Conasems, Helvécio Magalhães, e outros profissionais de saúde. Segundo o presidente do Cosems/SE, Murilo Porto, o encontro será um espaço para o intercâmbio de conhecimentos.
Programação
O Congresso está dividido em cinco oficinas, que serão apresentadas nas manhãs de quinta-feira, 17, e sexta-feira, 18, com os temas ‘Gestão do Trabalho e Educação na Saúde’, ‘Integralidade da Atenção à Saúde’, ‘Economia da Saúde: Financiamento e Responsabilidades Tripartite’, ‘Regionalização e Descentralização’ e ‘Vigilância Sanitária na Atenção Básica’.
Nas tardes dos dois dias serão discutidos em três mesas redondas o ‘Pacto pela Saúde: a visão dos gestores’, ‘O SUS e a Lei de Responsabilidade Fiscal’ e ‘Regulamentação do SUS – Uma necessidade’. Das 16h às 18h da sexta-feira acontecerá a plenária ‘Aprovação da Carta de Sergipe’.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]