Pacientes oncológicos do Huse celebram o Dia de Combate ao Câncer
Foi com muita festa que os pacientes assistidos pelo Centro de Oncologia Dr. Osvaldo Leite, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), comemoraram o Dia Mundial de Combate ao Câncer, junto a familiares e profissionais que prestam serviço no setor. O câncer de mama foi o eixo central da comemoração, através de uma campanha de conscientização para que a mulher não perca a autoestima diante da doença.
A programação teve início às 9h desta quinta-feira, 8, com uma missa de Páscoa celebrada na recepção do Centro de Oncologia. Em meio às orações, o padre Givanildo Santos fez uma reflexão acerca do Dia Internacional de Combate ao Câncer e desejou fé e força aos acometidos pela doença. Em seguida, foi a vez das crianças se esbaldarem com uma série de brincadeiras e muitas guloseimas.
A festa promovida pela gerência da Oncologia foi aprovada pelos pacientes e por seus familiares, como Vânia Porto, mãe de Ketely Mariane. “Essas ações nos dão força para enfrentar o tratamento. Passei quase dois anos aqui para que minha filha se tratasse de um câncer no cérebro. Fomos bem acolhidas e, por conta do tempo que ficamos aqui, formamos uma família. Hoje, graças a Deus, minha filha está curada, mas fazemos questão de sempre participar desses eventos”, contou.
Presente no evento, o diretor administrativo-financeiro da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias, mostrou-se encantado com o clima de alegria e esperança no Centro de Oncologia do Huse. “Este é um momento em que os pacientes se unem para celebrar a vida. Apesar de todas as dificuldades que precisam enfrentar durante o tratamento, eles participam de um momento como este para esquecer a dor e lembrar a alegria de viver”.
‘Eu peito o câncer de mama’
Além das atividades religiosa e infantil, as pacientes que compõem o Mamafest – grupo de mulheres com câncer de mama em tratamento no hospital que se reúnem uma vez por semana para compartilhar experiências – tiveram o seu momento de estrela durante a comemoração. Após serem maquiadas e bem produzidas, apresentaram o ensaio fotográfico que protagonizaram. Nele, elas revelam o processo de mastectomização (retirada da mama) pelo qual passaram, mas que, nem por isso, deixaram de lado a feminilidade.
Segundo a enfermeira Rute Andrade, gerente do Centro de Oncologia do Huse, as pacientes foram acompanhadas por psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros no dia em que se tornaram modelos. “No começo, elas ficaram um pouco inibidas, mas logo foram convencidas de que é importante conscientizar todas as mulheres de que o câncer de mama não representa o fim da sua essência feminina”, disse Rute Andrade.
Campanhas como esta contribuem para que a paciente persista na luta contra a doença, como defende a psicóloga Viviana Aragão Costa. “Para a mulher, as mamas representam feminilidade, sexualidade e maternidade. Por isso, descobrir o câncer nesta região não é fácil para ela. Aumentar a autoestima ajuda no processo de tratamento e acredito que a contribuição do ensaio fotográfico foi muito positiva neste sentido”, avaliou a psicóloga que trabalha na Oncologia.
A sociedade sergipana poderá conferir as fotografias em uma exposição no Shopping Jardins, em Aracaju, das 10h às 22h desta sexta-feira, 9.
Oncologia
O Centro de Oncologia Dr. Osvaldo Leite foi implantado no Hospital de Urgência de Sergipe em 1996 e, desde então, oferece tratamento de ponta, com estrutura tecnológica avançada, seguindo a mesma linha dos principais serviços de oncologia do país. Exemplo disso é o serviço de radioterapia do centro, um dos poucos no Brasil a possuir tomógrafo dedicado, capaz de identificar precisamente o centro de uma lesão por meio de um sistema a laser.
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta de profissionais das seguintes áreas: oncologia cirúrgica, clínica pediátrica, radioterapia, onco-hematologia, urologia, neurocirurgia, cirurgia de cabeça e pescoço; cirurgia torácica, clínica médica, clínica da dor, física médica, fisioterapia, psicologia, enfermagem, serviço social, odontologia, nutrição e farmacologia.
No ano passado, o Huse registrou 1.964 novos casos de câncer. Entre janeiro e março deste ano, 161 já foram confirmados e a previsão é de que esse número chegue a três mil até dezembro, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Entre esses novos casos, cerca de 350 devem ser na mama.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Pacientes oncológicos do Huse celebram o Dia de Combate ao Câncer –