[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Através dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju vem investindo na realização de atividades e programas para o tratamento dos pacientes diabéticos do município. O objetivo é oferecer um atendimento que proporcione a esses pacientes uma melhoria nas condições de saúde, diminuindo as seqüelas ocasionadas pela doença. Além disso, o programa incentiva a formação de grupos que desenvolvam atividades coletivas junto a esses pacientes em todas as 44 Unidades de Saúde da família (USF) de município.

As pessoas que apresentam sintomas relacionados a diabetes devem procurar a Unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar seu cadastramento no programa Saúde do Adulto. Para a pessoa cadastrada é ofertada uma variedade de serviços que vão desde a consulta médica, passando por atividades coletivas (reuniões nas USF, palestras, exercícios físicos), exames e consultas de média e alta complexidade indicada pelo médico assistente, além do fornecimento gratuito de todos os medicamentos para assistência.

Diante da grande demanda da população por atendimentos na área de Endocrinologia, a ala do Cemar-Siqueira Campos, através de um moderno centro de avaliação de doenças endócrinas, realiza procedimentos especializados em Endocrinologia, fazendo uma média de aproximadamente 335 exames por mês. Este tipo de atendimento beneficia o grande número de pacientes diabéticos que existem em nosso estado, dado que o centro também recebe um grande número de pacientes oriundos do interior. Priorizando servir às necessidades da comunidade, com este avanço o Cemar passa a ser um centro de referência em alta complexidade na área endócrina para municípios da região metropolitana.

Já no Ambulatório de Feridas, o paciente diabético conta com uma estrutura que inclui médico cirurgião e enfermeiros especializados em podologia. O tratamento realizado preza pela diminuição da possibilidade de amputações – também conhecido como Pé-diabético – através de medicamentos e acompanhamento do caso.

As atividades coletivas constituem uma importante ação no combate a Diabetes. A Academia da Cidade é um exemplo. Com o intuito de combater o sedentarismo, importante fator de risco associado às doenças crônico degenerativas, e incentivar um estilo de vida saudável, a Academia da Cidade, uma das ofertas do Programa Saúde do Adulto, tem atuado com sucesso principalmente entre os grupos da terceira idade. Hoje, 15 delas estão espalhadas nos principais pontos da cidade, viabilizando o acesso de usuários a exercícios físicos e orientação alimentar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.