[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os serviços de urgência e emergência prestados à população aracajuana têm demonstrado a qualidade e a eficiência do trabalho desenvolvido pela saúde municipal ao longo da atual administração. Com uma demanda média de 200 atendimentos diários, o PA Augusto Franco tem garantido atendimento 24 horas a toda população situada na zona Sul de Aracaju, além de ser o destino de grande parte das remoções feitas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192-Aracaju) em toda cidade.

A unidade está estruturada para serviços de urgência e é composta por seis leitos de observação; sala de estabilização para pacientes em estado grave; sala de curativos e medicação. Atualmente o PA recebe algo em torno de 6 mil usuários por mês, sendo uma média de 40% para demanda infantil.

O plantão fixo é feito por dois médicos clínicos e um pediatra. O atendimento funciona por meio do acolhimento de risco, mecanismo que prioriza o atendimento conforme a gravidade da situação em que se encontra o paciente. Desta forma, fica garantido o atendimento prioritário àquele que necessita mais, pois o que está em jogo é a vida das pessoas.

Conforme explica a Diretora do PA Augusto Franco, Ivana Oliveira Mendonça, um dos principais problemas enfrentados hoje pela unidade se refere à falta de médicos pediatras. “Já chamamos todos os pediatras aprovados no último concurso e não conseguimos fechar a escala. Infelizmente é um problema que atinge todo estado, inclusive hospitais particulares”, explica Ivana Oliveira ressaltando que a unidade recebe uma grande demanda infantil, algo em torno de 80 crianças por dia.

Ampliação
Como a finalidade é aperfeiçoar cada vez mais o atendimento de urgência e disponibilizar uma qualidade jamais vista no sistema público de saúde, estão em fase de construção os dois Pronto-Socorros de Aracaju localizados um na zona norte, o Pronto Socorro Nestor Piva, entre as avenidas Maranhão e São Paulo, e o da zona sul, onde funciona atualmente o Pronto Atendimento Augusto Franco.

Com o novo Pronto-Socorro Zona Sul, o PA Augusto Franco vai deixar de existir e a nova estrutura passará a oferecer à população consultas, medicamentos, exames e se necessário internação. O novo prédio contará com 20 leitos para internamentos de curta permanência, sendo 8 deles infantis; serviços laboratoriais; Raio X; sala de gesso para procedimentos de ortopedia; Eletrocardiograma (ECG) e mais duas salas de isolamento. Para atender a demanda, a nova Unidade disponibilizará um plantão com dois clínicos, dois pediatras, cirurgião, ortopedista e mais um clínico diarista para cuidar dos pacientes internados, tudo com o conforto e a qualidade garantidos pelo padrão de logística da SMS.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.