Ouvidoria facilita ligação entre a Secretaria Municipal de Saúde e usuários
Segundo o coordenador da Ouvidoria, Helder Beserra, dos mais de sete mil casos apresentados desde 2002, menos de 8% estão sem resposta. “Mesmo assim, essa estatística pode ser ainda menor, já que infelizmente ainda existem setores que negligenciam o serviço e não nos dão retorno, mas já resolveram o problema do usuário”, explica.
A implantação de um setor que servisse de elo de ligação entre o usuário e o poder público na área da saúde foi inovadora em Aracaju, assim como tantos outros serviços inéditos atualmente oferecidos pela SMS. Nesse sentido, Helder considera dois aspectos importantes para o excelente desenvolvimento do trabalho executado pela Ouvidoria desde a sua criação em maio de 2002. Segundo ele, o acréscimo da participação popular é de mais de 300%. “Começamos com um atendimento diário no primeiro mês de atuação não maior do que 13 e hoje atendemos cerca de 350 reivindicações todos dos dias”, diz.
O outro fator é o ótimo relacionamento existente entre a Ouvidoria e os Conselhos Locais de Saúde. Para o coordenador, esse é um fato primordial. “A SMS preza pelo controle social e a Ouvidoria, junto aos conselhos Municipal e Locais de Saúde, é um importante instrumento de mediação entre a população e os gestores públicos”, ressalta o ouvidor.
Os cinco funcionários que trabalham no setor são devidamente capacitados para melhor atender a pessoa que solicita o serviço, negando alguns boatos que surgiram sobre o mau atendimento e a não resolução de casos na Ouvidoria. “Acredito que esse tipo de boato surge de uma minoria, pois não é o que vemos diariamente. Nossos funcionários estão aqui para ouvir o usuário”, relata Helder.
E há provas de que o bom atendimento e a atenção ao usuário é uma realidade. Segundo a usuária da Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha, Dinorah Bahia, ao fazer uma reclamação sobre a unidade, o funcionário que a atendeu foi de tal presteza que todas as impressões negativas que haviam sido construídas foram desfeitas. “O menino que me atendeu foi tão educado que chegou a me ligar para saber se o meu problema tinha sido resolvido. Esse tipo de atendimento a gente não encontra nem em serviço privado”, disse Dinorah.
Atendimento
A Ouvidoria funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos, na sede da SMS. As solicitações podem ser feitas diretamente na sede ou pelo telefone 156 ou 2106-9772. O serviço ainda pode ser consultado através das caixas de sugestões colocadas em todas as unidades de saúde do município.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ouvidoria facilita ligação entre a Secretaria Municipal de Saúde e usuários – Fotos: Ascom/SMS