[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Através da Ouvidoria, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem proporcionado aos clientes o acesso fácil ao órgão e a garantia dos seus direitos. Diariamente, dezenas de pessoas são atendidas e ouvidas pelo Detran, na busca de soluções para os diversos questionamentos sobre veículos e habilitação. O tempo médio de resposta das solicitações é de 48 horas e 75% dos questionamentos são resolvidos.

Atualmente, a unidade registra cerca de 600 atendimentos por mês, através dos seus diversos canais (presencial, e-mail, telefone e o Canal Interativo 24 horas). No primeiro semestre de 2008, foi registrado um aumento de 60% no número de atendimentos presenciais, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O crescimento se deve ao aumento do número de funcionários e a ampliação dos serviços nos postos do Detran. “Sempre trabalhamos para que as pessoas tenham acesso ao órgão, tirando suas dúvidas e fazendo seus questionamentos. Estamos muito satisfeitos com o aumento da procura”, declarou Marcelo Soares, ouvidor-geral do Detran.

Outro serviço oferecido pela ouvidoria é a campanha educativa ‘Se Beber fique vivo, não dirija’, com foco na questão dos malefícios da combinação Álcool e Direção, feita através da realização de várias blitze em períodos de festas populares, como Pré-caju, Forró-Caju e durante o ‘Sergipe de Todos’. A equipe também realiza ações junto à Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) nas operações de fiscalização de trânsito, a fim de resguardar os direitos dos cidadãos.

A equipe da Ouvidoria é composta de 10 atendentes, que são distribuídos entre a sede do Detran, a Unidade de Atendimento do Shopping Jardins e o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Shopping Riomar. De acordo com o ouvidor-geral, a estimativa é de que, a partir de janeiro de 2009, a unidade possa estender seus serviços para outras unidades. “Pretendemos atuar diariamente no Ceac da Rodoviária Nova e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que se localizam no interior do Estado”, explicou Soares.

Canal Interativo

Com o objetivo de ampliar ainda mais a relação entre o Governo do Estado e a sociedade, o Detran, através da Ouvidoria-Geral do órgão, criou o ‘Canal Interativo’, um serviço de informações 24 horas por dia para tirar dúvidas, enviar questionamentos e sugestões. A idéia é facilitar a vida dos clientes que procuram soluções para os seus problemas no Detran.

O sistema funciona através de mensagens pré-gravadas, no qual são oferecidos quatro opções de atendimento. A primeira, que atende exclusivamente das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, direciona o cliente para um dos funcionários da ouvidoria. Na segunda opção, é oferecido um espaço de tempo para o registro dos questionamentos. Na terceira, o cliente pode registrar uma sugestão ou opinião. Na quarta e última opção, é possível tirar dúvidas através de mensagens gravadas 24 horas por dia, que são acessadas diariamente pelo setor, e posteriormente respondidas.

Contatos da Ouvidoria

Os usuários do Detran podem acessar o Canal Interativo 24 horas pelo telefone (79) 3238- 8888. A manifestação é registrada pela equipe da ouvidoria e a questão é levada para a unidade competente no assunto, que analisa e dá um parecer sobre o mesmo. Os usuários também possuem outros canais de acesso ao órgão, além do serviço 24 horas. O próprio telefone da unidade (79-3226-2089, das 7 às 13h), pelo e-mail ouvidoria@detran.se.gov.br ou diretamente na sede do Detran, no bloco A, no primeiro andar do prédio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.