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A Ouvidoria-geral do Detran registrou, em 2007, um aumento de mais de 50% no número de atendimentos presenciais aos cidadãos sergipanos e de outros Estados, que procuraram o setor em busca de soluções para os seus problemas. A ampliação da equipe, que passou de três funcionários em 2006 para 10 pessoas, atualmente, foi um dos motivos que fizeram dobrar o número de atendimentos no ano passado.  

O setor busca, através do contato com as demais unidades do Detran, a resposta para os questionamentos dos cidadãos e promove a integração entre os clientes e o órgão. No ano passado, a Ouvidoria atendeu, por via de manifestações presenciais, 652 usuários. Em comparação a 2006, o número mais que dobrou: foram de 324 casos. Além disso, a unidade também registrou, em 2007, mais de 8.000 atendimentos através de e-mail, telefone e pelo Canal Interativo 24 horas.                  

A sociedade tem aprovado a forma de atuação da Ouvidoria do Detran, que preza pelo bom atendimento e pela defesa dos interesses dos cidadãos. O taxista José Luiz Santos, que procurou o setor a fim de resolver um problema com a documentação do seu veículo, deu a sua opinião. “Ao tentar colocar uma restrição administrativa em um carro que eu vendi e não foi transferido no prazo, fui informado que não poderia mais fazer o procedimento, pois não tinha a documentação necessária para tal. Gostei da forma que me atenderam. Nunca fui recebido em nenhum órgão público como na Ouvidoria. Parabéns e continuem sempre assim”, disse José Luiz.  

Atendimento personalizado  

Quando o cliente chega no setor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na sede do Detran, ele registra a sua manifestação, recebe uma via desse documento e aguardo um retorno dos funcionários. A sua questão é levada para a unidade competente no assunto, que analisa e dá um parecer sobre o caso.   Segundo o Ouvidor-geral, Marcelo Soares, cerca de 70% dos questionamentos trazidos pelos clientes são resolvidos imediatamente, ainda na Ouvidoria. “O nosso intuito é que o cliente seja ouvido pelo órgão, que tenha um bom atendimento e se sinta respeitado. A solução para os problemas é uma conseqüência desta interação do órgão com o usuário”, ressaltou Marcelo.  

Campanhas educativas  

A Ouvidoria também realiza atendimentos itinerantes nas duas unidades do Detran na capital (Ceac e Unat) além dos trabalhos em conjunto com o Departamento de Educação do órgão e com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), durante as blitze educativas.  “Nossa pretensão é que este ano as visitas às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) sejam mais freqüentes e em todas as unidades, já que em 2007 nós estivemos apenas em Própria, Lagarto e Itabaiana”, explicou Marcelo.                  

Nestes últimos meses, a Ouvidoria vem cumprindo o seu papel de ouvir os clientes e também se aperfeiçoando em busca do seu objetivo maior: fazer com que o Detran preste um serviço com mais qualidade e eficiência aos cidadãos.  

Contatos da Ouvidoria  

O usuário que tem alguma reclamação, sugestão ou crítica quanto aos serviços prestados pelo Detran pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 3226-2009, pelo e-mail ouvidoria@detran.se.gov.br ou pelo Canal Interativo através dos telefones 3238-8888 (24 horas). Além disso, a Ouvidoria está sempre pronta a receber os usuários na sede do Detran das 7 às 13h, de segunda a sexta-feira.

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