Ouvidoria da Saúde fecha o ano de 2005 com 3.224 solicitações
De acordo com o ouvidor Helder Beserra, esse crescimento é explicado por diversos fatores. Dentre eles a constante participação da Ouvidoria nas reuniões dos conselhos locais de saúde e o estímulo dado, por parte dos gerentes das unidades e dos próprios gestores, aos usuários para que informem as suas necessidades e dificuldades quanto aos serviços de saúde ofertados pela Prefeitura de Aracaju. “Nós representamos um instrumento de gestão e interlocução”, explica Helder.
Para ele, a Ouvidoria da Saúde se traduz numa experiência inovadora que causou um grande impacto entre os trabalhadores e usuários. Considerando que a participação popular nos assuntos referentes à Saúde Pública tem sido uma das principais marcas da atual gestão municipal, a Ouvidoria cumpre um importante papel na consolidação dessa prática. As queixas e sugestões recebidas pelo órgão são repassadas, através de relatórios mensais, aos setores competentes e servem de orientação para as ações da SMS.
Os resultados, tomando por base o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, são satisfatórios. Atualmente cerca de 94% das demandas são respondidas. “Mas o trabalho não pára por aí, sabemos que muito ainda pode ser feito”, conclui Helder.
Atendimento
A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos, sede da SMS. As solicitações podem ser feitas diretamente na sede ou pelos telefones 156 e 2106-9772. O serviço pode ser ainda consultado através das caixas de sugestões colocadas em todas as unidades de saúde do município.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ouvidoria da Saúde fecha o ano de 2005 com 3.224 solicitações – Foto: Ascom/SMS