[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou nessa terça-feira, 15, mais uma ação voltada para a celebração do Outubro Rosa. Até a quarta-feira, 16, serão promovidas palestras no Centro de Apoio Integral à Saúde da Mulher (Caism), ministradas pelos profissionais do serviço nos turnos da manhã e da tarde, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção.

“As palestras são importantes para esclarecer às usuárias que passam diariamente pelo serviço e às servidoras. Durante os dois dias, serão proferidas palestras sobre Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero, a história do Outubro Rosa e a importância do uso do preservativo para a prevenção do HPV”, disse a coordenadora do Caism, Alyne Almeida.

Palestrante nessa iniciativa, a enfermeira Grace Andrade abordou sobre a importância do uso correto do preservativo feminino. “A camisinha feminina ainda é pouco utilizada e, consequentemente, muitas mulheres desconhecem as vantagens que ela possui como a garantia da proteção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a autonomia da mulher no momento da relação”, disse.

Segundo Kátia Valença, coordenadora Estadual da Saúde da Mulher, “o Câncer de Mama e o de Colo de Útero são o dois tipos que mais levam as mulheres ao óbito. Por isso, é muito importante que elas realizem a consulta ginecológica anualmente. Em Sergipe, essa consulta pode ser feita por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF), que encaminhará para a avaliação da mama e realização do exame clínico. As mulheres que apresentam histórico familiar da doença devem iniciar as ações de prevenção mais cedo, por volta dos 35 anos”.

Para a professora Érica Cordeiro, a iniciativa é muito importante para fortalecer a conscientização. “Muitas mulheres se descuidam e deixam de se prevenir. Nesse sentido, a palestra funciona como um alerta para a necessidade da retomada dos cuidados individuais com a nossa saúde. É fundamental absorver todo o conteúdo que é passado”, finalizou.

Caism

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, disponibiliza o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), que é referência no diagnóstico do Câncer de Mama. Até o mês de setembro deste ano, foram realizadas quase 3.500 mamografias, aproximadamente 1.000 consultas em mastologia e 400 punções com agulhas finas (PAAF), o método diagnóstico inicial para retirada e avaliação de nódulos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.