[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma apresentação inesquecível da Orquestra Sinfônica de Sergipe aconteceu na última quarta-feira, 5, no Teatro Tobias Barreto (TTB). O concerto, o segundo da série Mangabeiras, lotou o TTB e atraiu centenas de amantes da música clássica e também da sergipana. Isso porque, dois importantes grupos musicais de Sergipe foram convidados para a apresentação e não decepcionaram o público presente. O grupo de Choro Brasileiríssimo e o tradicional Cataluzes surpreenderam o público que vibrava ao fim de cada canção.

De acordo com o maestro assistente da Orsse, Daniel Nery, que regeu o grupo neste concerto, a apresentação surgiu da ideia de integrar ainda mais a Orquestra à população. “Assim conseguimos angariar novos públicos para a Orsse, aliando a música clássica à canções populares. Além disso, tivemos esta ideia de fazer essa parceria com a música popular neste mês tão representativo no nordeste que é o mês de junho, fazendo uma festa da música sergipana”, destaca.

Daniel ressaltou ainda que um outro concerto com um programa parecido será apresentado no dia 21 de junho, no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, e contará com a presença do forrozeiro Erivaldo de Carira.

A Orquestra Sinfônica de Sergipe é uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Convidados celebram

Neste concerto, a Orquestra Sinfônica e seus convidados executaram 14 peças, que variaram entre clássicos da música brasileira como ‘Tico-tico no Fubá’ e ‘Carinhoso’, a tradicionais e a inédita canção do Cataluzes, como ‘Cheiro da Terra’ e ‘Um mote de blue’. Para os músicos do grupo Brasileiríssimo e do Cataluzes, a experiência em participar de um concerto com a Orsse foi inesquecível.

“Para nós está sendo uma experiência muito singular, pois estamos tendo a oportunidade de em um concerto popular, fazer o choro, que é algo genuinamente brasileiro, e principalmente, unindo-o com o universo sinfônico. Foi uma experiência magnífica”, afirma Ricardo Vieira, que toca violão de sete cordas no grupo Brasileiríssimo.

Para a banda Cataluzes o sentimento era parecido. Eles que já realizaram outra apresentação com a Orsse no final de 2012, no ‘Natal Iluminado’ do Museu da Gente Sergipana, a oportunidade de participar de mais um concerto com o grupo foi muito significativa. “A ideia deste concerto foi muito boa, pois da oportunidade de unir a música clássica com a música popular de Sergipe, e nós do Cataluzes temos uma relação muito próxima a música clássica, temos músicas, inclusive, com alguns arranjos sinfônicos”, diz.

Claudio Miguel frisou ainda que o concerto celebrou também o lançamento do novo CD do grupo chamado ‘Voltar a Aldeia’ e que será lançado ainda este mês em Cuba, durante o Festival Internacional de Cinema em Havana.

Público elogia o concerto

A apresentação da última quarta-feira foi uma das mais cheias da temporada 2013 da Orsse. Entre o público, amantes da Orquestra, pessoas que estavam indo a um concerto pela primeira vez, e também muitos agentes culturais que foram conferir de perto o concerto popular. A psicopedagoga Helena Freire, por exemplo, afirmou que costuma ir a todas as apresentações do grupo, e achou esta bastante especial. “O clima está muito gostoso, a escolha das músicas foi muito boa e, o concerto em si foi um pouco diferente do que estamos acostumados. Isso é muito bom, pois diversifica as apresentações”, opinou.

As estudantes Juliane Santos e Islane Santana também estavam encantadas com o concerto. Juliane estava indo pela primeira vez a um concerto de música clássica, e estava maravilhada o que viu. Já Islane, lembrou que já foi outro concerto, e que a cada apresentação que assiste, se surpreende ainda mais com o trabalho da Orquestra Sinfônica. “Eles são muito bons e cada apresentação tem uma beleza espetacular. Inesquecível este concerto de hoje”, analisou a jovem.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.