[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi ao som da música clássica de qualidade que a população aracajuana comemorou no último sábado, 8, a inauguração da decoração natalina de um dos mais belos cartões postais da capital sergipana: o Parque da Sementeira. O projeto, intitulado ‘Natal Iluminado’, foi viabilizado pela Energisa, com apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, e contou com a apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) na abertura.

Regida pelo maestro e diretor artístico da instituição, Guilherme Mannis, a orquestra emocionou o público presente com um concerto especial, que mesclou trilhas de sucessos do cinema mundial, clássicos da música sergipana e, claro, canções natalinas. A Orsse é vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a titular da pasta, Eloísa Galdino, fez questão de comparecer à apresentação e destacou a participação do grupo numa ocasião tão especial.

“É um momento mágico este em que as luzes de Natal são acesas pela primeira vez. E a atmosfera do clima natalino combina muito bem com o som produzido pela nossa Orquestra Sinfônica. Aqui também comemoramos a aprovação do projeto da temporada 2013 da Orsse pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, que nos dá um maior poder de captação de recursos para realizar mais concertos em locais diferenciados como esse”, disse a secretária.

Público

Além de se maravilhar com a bela ornamentação natalina do Parque da Sementeira, o público ficou encantado com a apresentação da orquestra. O auge da apresentação foi a execução de dois clássicos da música sergipana: ‘Viver Aracaju’, de Ismar Barreto, e ‘Cheiro da Terra’, do grupo Cataluzes. Ambas canções arrancaram aplausos eufóricos da platéia.

A comerciante Terezinha de Jesus passava com os três filhos pela avenida Beira Mar quando percebeu a movimentação do evento. Decidiu entrar no parque com sua família e gostou bastante do que viu. “Muito bonita a apresentação da Orquestra Sinfônica. Acho que combinou bastante com a ocasião e a decoração do parque, que está linda”, opinou Terezinha.

Os estudantes universitários Rodrigo Coelho e Kelly Menezes, admiradores confessos da orquestra, também elogiaram a performance dos músicos. “Sempre que pudemos, marcamos presença nos concertos da Orsse. E ao ar livre a apresentação fica ainda mais especial”, falou Kelly. “O Parque da Sementeira ficou lindo, bem iluminado, e acho que não tinha atração musical melhor do que a Orquestra Sinfônica para marcar a abertura”, disse Rodrigo.

Sobre o ‘Natal Iluminado’ do Parque da Sementeira

O cenário natalino projetado pela Energisa, e que fica em exposição até 6 de janeiro, é composto por um grande volume de equipamentos. São 70 projetores nas árvores existentes no parque, nas cores verde, azul, âmbar e rosa. Outros 54 projetores em cores variadas também iluminam as palmeiras da entrada do Parque. Tudo para produzir um efeito que surpreende os visitantes.

Além da projeção luminosa, foram montadas árvores de Natal em toda a Sementeira. Nove delas são flutuantes, confeccionadas em LED, medindo cada uma oito metros de altura, e estão decorando os lagos, compondo a paisagem de quem passa também por fora do parque. Completam o conjunto: 40 árvores compostas por minilâmpadas de LED com três metros de altura cada e 18 árvores em minilâmpadas de LED instaladas nas palmeiras.

Para dar mais cor ao cenário natalino, 76 bolas luminosas em fibra foram distribuídas pelo parque. Entre os itens do projeto, o destaque é para o gêiser que foi implementado no lago do Parque, e que forma uma ‘árvore de Natal’, com um jato que alcançará altura máxima de 14 metros. Oito projetores subaquáticos, equipados com lâmpadas de 1000W, dão um toque luminoso especial à ‘árvore de água’.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.