[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quarta-feira, 7, a partir das 20h30, a música clássica voltará a tomar as dependências do Teatro Tobias Barreto, com o início da temporada 2012 da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). O grupo que conta com a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e patrocínio do Instituto Banese, Banese Card e apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), trata neste primeiro concerto da série ‘Mangabeiras’ do grande pianista Wagner Tiso.

Sob a regência do maestro Guilherme Mannis, o concerto terá dupla homenagem: ao aniversário de Aracaju (17 de março) e ao Dia Nacional da Música Clássica (5 de março). “Após várias semanas de muita preparação, planejamento, debates e testes, a ORSSE voltará aos palcos com uma programação inovadora, trazendo grandes obras do repertório sinfônico e grandes artistas convidados”, afirma o maestro Mannis.

Na programação da noite sucessos de autoria do convidado como as peças ‘Fantasia sobre Choros 10’, ‘Olinda Guanabara’ e ‘Frevo’, além de arranjos de obras de Tom Jobim, Milton Nascimento e Gilberto Gil. “Wagner é um músico superlativo. O que escreve e desenvolve, antes de ser rotulado como música clássica ou popular, só pode ser vista como uma grande música. Sergipe será brindado com um grande concerto, assim como outros tantos que teremos no decorrer desta temporada de 2012″, frisa.

Sobre o convidado

Wagner Tiso é pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical. Começou a estudar música por conta própria em Minas Gerais, onde tocava com Milton Nascimento. Mais tarde teve auxílio e instrução do maestro Paulo Moura e passou a concentrar-se em piano e teclados e integrou as primeiras bandas em Belo Horizonte.

Foi para o Rio de Janeiro em 1964 e lá atuou em diversos grupos (Sambacana, Quarteto de Edison Machado, Paulo Moura, Som Imaginário) e como acompanhante de artistas, como Marcos Valle, Maysa, Cauby Peixoto, Milton Nascimento. Participa de muitas gravações e faz participações especiais em discos e shows. Em 1978 lança o primeiro disco solo, “Wagner Tiso”, pela EMI.

Nos anos seguintes gravou muitos outros discos e compôs trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão, recebendo muitos prêmios nessa área. É bastante conhecido no exterior, principalmente na Europa, onde se apresenta com frequência. Atua também na área da música erudita, e já compôs e orquestrou suítes sinfônicas.

Um de seus lançamentos mais recentes foi o álbum ‘Tocar a Poética do Som’, uma parceria com o guitarrista e violonista Victor Biglione. Gravado ao vivo em 2003, durante dois de seus shows realizados na Casa de Cultura da Universidade Estácio de Sá (RJ), o álbum apresenta ótimas releituras de grandes clássicos da MPB.

Entre suas composições mais conhecidas estão “Coração de Estudante” (com Milton Nascimento), “Bolero”, “Mar Azul”, “Nova Estrela”, “Armina”, “Matança de Porco”, “Trem Mineiro” e “Baobab”.

Temporada

O ano de 2012 será lembrado por grandes momentos e por uma maior integração da produção da ORSSE com a sociedade sergipana, sempre no intuito de promover o intercâmbio musical: um encontro com interpretações virtuosas, que prometem aguçar os sentidos da platéia. Serão concertos para todos os gostos, com música brasileira, maestros convidados, artistas sergipanos, composições inéditas e justas homenagens às riquezas e personagens da terra.

Além desta primeira apresentação que contará com a presença de Wagner Tiso, outros concertos marcarão a temporada deste ano. Entre elas estão a Ópera Tosca de Puccini, em forma de concerto e o Oratório de Natal, de Johann Sebastian Bach, que será realizado de forma inédita em Sergipe, com a presença dos Coros Sinfônico e Infantil, além de solistas expressivos do cenário nacional.

Serviço

O quê: Abertura da Temporada 2012 da ORSSE

Quando: Quarta-feira, dia 07 de março de 2012

Onde: Teatro Tobias Barreto, 20:30

Quanto: Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Locais de venda de ingressos:

Bilheteria do Teatro
(79) 3179-1496, 13h – 20h (segunda à sexta e durante os eventos)

Cafeteria do Palácio-Museu Olímpio Campos
(79) 9964-4231, 10h – 17h (terça à sábado)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.