[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A fé e a música nunca estiveram tão juntas quanto na apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, realizada no sábado, 22, na Catedral Metropolitana de Aracaju. O concerto, uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, homenageou o compositor brasileiro Camargo Guarnieri e apresentou um repertório variado, com peças eruditas e clássicos da MPB, fazendo o público delirar e aplaudir de pé a execução dos músicos.

O maestro convidado, Luiz Carlos Durier, fez um passeio pela história da música, passando pelo período clássico, com Wolfgang Amadeus Mozart, romântico, com Georges Bizet, impressionista, com Claude Debussy e pela música brasileira erudita, com Camargo Guarnieri, além da popular com Chico Buarque, Gilberto Gil e Edu Lobo. 

O repertório do concerto foi composto pela ‘Abertura da Ópera Idomeneo, Rei de Creta’ de Mozart; ‘Sinfonia nº 23 em Ré Maior", também de Mozart, ‘Clair de lune’ (luar), de Debussy; ‘Suíte l’Arlesienne nº2, de Georges Bizet; ‘Danças Brasileira’, de Camargo Guarnieri, encerrando com os arranjos sobre ‘Musicas de Festivas’, do maestro Rogério Duprat, entre os quais, ‘Roda Viva", de Chico Buarque, "Domingo no Parque’, de Gilberto Gil ‘Ponteio’, de Edu Lobo’ e ‘Sampa", de Caetano Veloso.

É a segunda vez que a Orquestra Sinfônica de Sergipe se apresenta na Catedral Metropolitana de Aracaju. A primeira apresentação foi no dia 17 de junho, quando os músicos e o coro executaram a ‘Missa da Coroação’, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Segundo encontro

O maestro Carlos Durier, natural de João Pessoa, na Paraíba, regeu pela segunda vez a Orquestra Sinfônica de Sergipe na condição de maestro convidado. Atualmente ele é regente titular da Orquestra Jovem da Paraíba.

O pároco da Catedral Metropolitana de Aracaju, padre Jerônimo Peixoto, disse que a iniciativa da Secretaria da Cultura está sendo elogiada e que a parceria vai continuar. "Nós valorizamos a cultura e a Igreja quer que este projeto de concertos na Catedral tenha continuidade ainda este ano, como também no próximo ano, favorecendo a boa música e fazendo com que os nossos fiéis estejam mais atentos às expressões culturais", finalizou o padre Peixoto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.