[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Orquestra Sinfônica de Sergipe volta ao palco do Teatro Tobias Barreto para apresentar, nesta quinta-feira, 14, às 21h, o concerto Festival de Mozart, com participação do Coro Sinfônico da Orquestra e do solista Armandy Bandeira. Na programação, as obras Abertura da Ópera ‘Don Giovanni’, Concerto em lá maior para clarinete e Orquestra e a Missa da Coroação. Os ingressos estão sendo vendidos a preços populares. A inteira custa R$ 5 e a meia entrada, R$ 2.

O maestro Guilherme Mannis disse que o Festival de Mozart foi idealizado como forma da Orquestra Sinfônica homenagear o compositor Wolfgang Amadeus Mozart com a execução de três peças memoráveis. "Será um concerto de rara beleza e maestria, principalmente pela participação do Coro Sinfônico de 60 vozes, sob a regência do maestro Daniel Freire", acrescentou Mannis.

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, na Áustria, em 27 de janeiro de 1756. Nascido em uma família de músicos, começou a compor com cinco anos de idade. Algumas obras que Mozart escreveu quando menino foram duas pequenas composições para dois pianos, para serem interpretadas por ele e seu irmão.

Mozart é considerado um dos maiores gênios da música clássica e um dos compositores mais populares em concertos sinfônicos no mundo inteiro. Entre as suas inúmeras obras, estão 41 sinfonias, 27 concertos para piano e cinco concertos para violino e quatro concertos para trompa. Apesar de ter sido tão brilhante, não teve uma vida fácil. Muitas vezes não recebeu o pagamento prometido pelo seu trabalho. Morreu em 1791, aos 35 anos de idade. 

Missa

Outra apresentação de destaque da Orquestra Sinfônica de Sergipe acontecerá domingo, 17, às 16h, na Catedral Metropolitana. Em uma promoção conjunta da Secretaria de Estado da Cultura e a Arquidiocese Metropolitana de Aracaju, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, executará a "Missa da Coroação", de Mozart, com a participação do Coro Sinfônico e dos solistas, Marília Texeira, soprano; Ana Paula Barreiro, soprano, Eduardo Ghissonio, tenor e Ezequiel Oliveira, barítono.

A Missa da Coroação foi composta por Mozart, em março de 1779 para a cerimônia religiosa de uma imagem da Virgem numa igreja de Salzburg. È uma missa de curta duração, rápida pulsação, de radiante alegria e comovente. A Missa da Coroação é uma obra que atingiu grande popularidade.

Ao executar a obra na Catedral Metropolitana de Aracaju, a Orquestra, Coro e solistas vão interagir na missa solene que será celebrada pelo pároco Padre Jerônimo Peixoto. A Missa é inteiramente musicada e é dividida em cinco partes: Kyrie (composta por três seções recapitulatórias); Gloria (uma das partes ricas em texto); Credo (com o movimento musical complexo dos instrumentos; Sanctus – Benedictus (com uma estrutura melódica lírica construída para os solistas e Agnus Dei (com temas e tonalidades distintas).

Serviço

O Teatro Tobias Barreto fica localizado à Avenida Tancredo Neves, s/nº, no Distrito Industrial de Aracaju. O telefone é (79) 3179-1490. A Catedral Metropolitana de Aracaju – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – fica localizada à Praça Olímpio Campos, no Centro da capital. Telefone é (79) 3214-3418.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.