[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Orquestra Sanfônica de Aracaju, que vem ganhando destaque no cenário musical local por valorizar o forró como elemento expressivo da cultura nordestina, agora experimenta sua primeira experiência fora do Estado. O grupo, composto pela interação de 25 sanfoneiros, três percussionistas e um baixista viajou na madrugada de hoje, terça-feira, para o Rio de Janeiro, onde realizam a primeira turnê fora de Sergipe.

O grupo estréia na ´Cidade Maravilhosa´ com apresentações que prometem encantar não só os cariocas, mas também os turistas brasileiros e de todo o mundo com a alegria e a competência artística do ´ser sergipano´. A receita para o sucesso é o efeito musical, a sonoridade e a harmonia promovidos pela interação dos músicos que, juntos num mesmo palco, misturam ritmos como o forró, a bossa nova e o tango argentino.

A agenda inclui quatro apresentações durante a 35ª Exposição de Turismo e Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – Feira das Américas (Abav) – 2007, que acontecem entre os dias 24 e 27 de outubro, no Riocentro, além de mais uma apresentação única na Feira de São Cristóvão, espaço que há 62 anos reúne diversas manifestações da cultura nordestina no Rio de Janeiro.

Expectativa e Responsabilidade

Os músicos embarcaram em ônibus personalizado que foi plotado com imagens da Orquestra Sanfônica, especialmente para acompanhar o grupo durante as apresentações na ´cidade maravilhosa´. O ônibus partiu da Escola de Artes Valdice Teles, local de ensaio do grupo, às 2 horas da manhã desta terça, e a previsão é que os músicos cheguem em seu local de destino na quarta-feira, ao meio dia.

Minutos antes do embarque o clima era de muita alegria e expectativa entre os músicos. Os amigos e familiares também acompanharam com satisfação os últimos preparativos. Um dos mais animados sanfoneiros da equipe, Robertinho dos Oito baixos, não esconde a expectativa desta primeira experiência da Sanfônica. “Afinados os últimos acordes, agora é só enfrentar as 36 horas de viagem para mostrar ao Rio de Janeiro o melhor da cultura sergipana”, declara.

Para a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Lucimara Passos, a apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju no Rio de Janeiro é uma grande oportunidade de divulgar o potencial cultural e turístico da cidade. “A Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio Funcaju, inaugurou uma nova etapa de valorização cultura popular com a criação da Orquestra Sanfônica. E as apresentações na Abav e na Feira de São Cristóvão são experiências fundamentais para divulgar o potencial de Aracaju, enquanto destino turístico”, comenta.

Agenda da Orquestra Sanfônica de Aracaju:

Feira das Américas (Abav):

* Amanhã, quarta-feira – Abertura do evento: Apresentação do Quinteto Sanfônico, no estande de Sergipe.

* Quinta-feira, dia 25 – Sergival, com seu espetáculo ´Forró do Caçuá´, no estande de Sergipe.

* Sexta-feira, dia 26 – Orquestra Sanfônica de Aracaju, no palco Principal do Riocentro.

* Sábado, dia 27 – Encerramento do evento: cortejo e apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju, no estande de Sergipe.

Feira de São Cristóvão:

* Domingo, dia 28 – Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, às 17 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.