[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Crianças e jovens de Aracaju em situação de vulnerabilidade social receberão formação musical e artística de excelência através do projeto ‘Orquestra Jovem’. A iniciativa será um dos destaques da política cultural do Governo de Sergipe em 2013, executada através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Banese.

A ação está inserida no plano de combate à extrema pobreza elaborado pelo Governo, denominado ‘Sergipe Mais Justo’, e visa, sobretudo, a valorização do ser humano através da arte. As aulas serão ministradas por integrantes da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), que colocarão toda a sua experiência e talento a serviço da formação de novos músicos no Estado.

O ‘Orquestra Jovem’ é um projeto que proporcionará aos jovens de famílias que possuem renda mensal de até R$ 70 o contato com a música clássica para que essa possa se tornar uma porta de entrada para a profissionalização. Será atendido um público de 100 crianças e jovens do bairro Santa Maria. Ao longo do próximo ano, elas terão aulas de iniciação e aprimoramento em estudo de instrumentos de corda e canto coral.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o projeto Orquestra Jovem trabalha o aspecto fundamental da política cultural adotada pelo Governo de Sergipe, que é desenvolver a cultura em seus aspectos social, humano e econômico.

“Através desse projeto há a possibilidade concreta de se investir na profissionalização musical dos jovens em situação de risco, para que eles possam mudar a realidade em que vivem. É um verdadeiro trabalho de inclusão social através da arte”, enfatiza a gestora da Cultura.

Financiamento e Execução

O Projeto Orquestra Jovem foi aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC) e está em fase de captação de recursos. O investimento é de, aproximadamente, R$ 600 mil, e um parceiro já confirmou sua contribuição ao projeto: a Energisa.

O início das aulas está previsto para o mês de fevereiro de 2013. Até lá, estão previstas as etapas de aquisição dos instrumentos e de adequação do espaço onde ocorrerão as aulas, que serão ministradas por professores selecionados entre os músicos da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Os profissionais serão os responsáveis pelas aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e canto coral. 

O projeto será executado num período de 11 meses e o objetivo é que os alunos saiam com uma formação adequada para que, no futuro, possam vir a compor o próprio corpo de músicos da Orsse. Por se tratar de um público de baixa renda, os alunos receberão bolsa-auxílio para que possam se dedicar aos estudos musicais e, futuramente, conquistar seu espaço no meio artístico.

“Nossa visão é que as crianças e jovens atendidos pelo projeto possam vir a contribuir com a riqueza cultural do nosso estado a partir de uma formação musical de excelência. Além disso, proporcionaremos conhecimento e arte para uma parcela carente da população possibilitando, com isso, que ela possa ser protagonista de sua história tendo a música como instrumento de transformação”, destaca Eloísa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.