[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi com foco na prevenção de doenças e na adoção de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho que sete órgãos do Governo Estadual realizaram na manhã desta sexta-feira, 9, uma vasta programação para lembrar o Dia Mundial da Saúde. 

O grupo teatral ‘A Arte de Prevenir’ abriu a programação na sede da Pronese, com músicas educativas sobre diversos temas do cotidiano como prevenção contra a dengue e doenças sexualmente transmissíveis. “A nossa apresentação busca trazer para as pessoas a arte de forma educativa com informações que sejam importantes para toda a comunidade sobre saúde e prevenção”, disse Maria Auxiliadora Santana, integrante do grupo.

Durante toda a manhã, os colaboradores da Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretarias de Estado do Planejamento, Cultura e Agricultura, além de órgãos como Pronese, Ouvidoria e Emdagro tiveram acesso a serviços variados como massoterapia, ginástica laboral, fisioterapia, nutrição e ações voluntárias de vários profissionais de saúde como coleta de sangue, verificação de pressão arterial e glicemia, ações educativas para uma alimentação saudável e distribuição de preservativos.

O médico Almir Santana, coordenador do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/Aids, distribuiu preservativos e orientou os servidores sobre importância da adoção de medidas preventivas. “Em Sergipe, temos 2.300 casos notificados de Aids, com 800 óbitos registrados. Ações informativas são importantes para que esse número diminua, e o ambiente de trabalho é ótimo para disseminar essas informações, pois dados revelam que o casos de Aids em mulheres casadas vêm crescendo muito, como também na faixa etária da terceira idade e em meninas entre 15 e 20 anos”, explicou o médico.

A qualidade de vida no ambiente do trabalho é um dos focos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que também foi destaque nesta manhã. “Essa é a primeira iniciativa no conjunto de ações que pretendemos desenvolver dentro da Administração Pública. Falar de saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho relaciona diretamente com ações de defesas ambiental, pois nada melhor que começar essa consciência no dia-a-dia”, pontuou Adinelson Alves da Silva, secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado.

A secretária de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), Lúcia Falcón, ressaltou a importância da preocupação das secretarias e de órgãos com a saúde e qualidade de vida do servidor. “Os servidores são o coração e a mente do nosso Governo, precisamos nos preocupar com eles para prestarmos sempre o melhor serviço para a comunidade”, falou a secretária.

“Acho essa atitude muito boa, porque é um dia diferente onde estamos nos cuidando, vendo como anda nossa saúde, obtendo novas informações e isso ajuda também no nosso trabalho”, confirmou Edna Prata dos Santos, auxiliar de serviços gerais da Pronese.

O colaborador da Seplan, Márcio Reis, entende que essa iniciativa  é um compromisso das secretarias e órgãos do Governo com a A3P. “Criar essa consciência ambiental é fundamental para minimizar a degradação do meio ambiente, e essa iniciativa partindo do trabalho que é o lugar que a maioria dos servidores passa maior parte do seu dia é o ponto de partida”, completou o colaborador, que faz parte da comissão gestora estadual da A3P.       

A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que propõe uma gestão ambientalmente saudável com a adoção de práticas sustentáveis, visando poupar recursos provenientes do meio ambiente.

A agenda tem por objetivo estimular os servidores públicos a incorporar princípios de gestão ambiental em suas práticas rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução dos gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.