Orçamento Participativo Mirim vira referência para outros órgãos
O projeto ´Eleitor do Futuro´ realizou na noite da última quarta-feira, no auditório do Tribunal de Justiça, a solenidade de diplomação dos ´vereadores-mirins´. O evento contou com a presença de representantes da SEPP, que foram prestigiar a entrega dos diplomas, assim como com a de Daniel Vinícius, atual ´prefeito mirim´ da cidade de Aracaju, que foi eleito como ´vereador-mirim´ no ´Eleitor do Futuro´.
A coordenadora do projeto OP Mirim, Priscila Brasil, reconhece a importância de trabalhos como este serem expandidos. “Trabalhar estes assuntos com crianças é uma experiência maravilhosa. Percebe-se nitidamente uma vontade de fazer política e aprender sobre cidadania. As crianças discutem, questionam, defendem suas idéias e seus projetos de lei. De maneira lúdica formamos os futuros cidadãos”, aponta Priscila Brasil.
O OP Mirim elege seu prefeito e seus secretários municipais com o intuito de suscitar nas crianças a participação nas decisões relevantes e fazer com que aprendam de forma lúdica sobre seus direitos e deveres. Durante o primeiro semestre de cada ano o Orçamento Participativo desenvolve as Plenárias de bairros, e as crianças que estão presentes são convidadas a participar de atividades voltadas à cidadania. Ao término das atividades, é feita a escolha do candidato a ´prefeito mirim´ de cada bairro.
Quem elege o prefeito são as crianças das Escolas Municipais, após participarem de jogos – aplicados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) -, que explicam a função do prefeito e dos vereadores de uma cidade. Antes da votação, os candidatos se apresentam e devem mostrar conhecimento dos problemas da cidade. A criança mais votada é eleita ´prefeito mirim´, a segunda mais votada ´vice-prefeito mirim´, e os demais candidatos são eleitos ´vereadores-mirins´.
Os ´vereadores-mirins´ passam por um treinamento: processo de composição de partido, elaboração de campanha e gravação de programa eleitoral. A cerimônia de posse será amanhã, sexta-feira, às 10 horas, no plenário da Câmara Municipal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]