[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em parceria com o Banco do Nordeste, a SEEP – Secretaria Extraordinária de Participação Popular – apresentou na noite de ontem, dia 23, no auditório do Banco do Nordeste, o Crediamigo, o segundo maior programa de crédito popular da América Latina. Inicialmente, o programa foi apresentado aos delegados do sub-distrito 4, que engloba os bairros 18 do Forte, Palestina e Cidade Nova.
O objetivo é incentivar novos empreendedores de todos os bairros de Aracaju a gerarem renda e emprego nas comunidades em que vivem. Além disso, a iniciativa de ontem foi apenas um piloto, serviu como parâmetro para um amplo programa desenvolvido entre o OP em parceria com o BNB. O Programa vai gerar renda e ajudar também a combater a fome.
A grande diferença do Crediamigo em relação aos outros tipos de financiamento popular é que o empréstimo não é individual, mas coletivo. “Esse é o primeiro de uma série de parcerias para fortalecer o movimento comunitário, porque estimula o associativismo e cooperativismo. E o mais importante é que vai gerar renda para a comunidade”, disse o secretário do OP, Anderson Farias.

Funcionamento do programa
O crédito não é individual. Só podem participar do Crediamigo grupos, com no mínimo 3 e no máximo 7 pessoas, formados na comunidade. O empréstimo varia de R$ 200 a R$ 4 mil. Até 50% do grupo podem ser formados por parentes, mas o objetivo é estimular a cooperação e divisão das responsabilidades. O carnê será único para os membros e todos são responsáveis pelo pagamento. “Mais de 95% dos 8 mil clientes em Sergipe consideram o Crediamigo ótimo e bom. Atendemos a 400 municípios em todo o Nordeste”, disse o gerente de operações do BNB, André Tavares. Ele disse ainda que as exigências do banco são mínimas: CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. “Não há nenhuma taxa, só a de 1% para cobrir o seguro e o prazo para liberação dos recursos é de cinco dias no máximo”, acrescentou.
Durante a reunião, os delegados do 4° distrito tiraram dúvidas e ficaram motivados com a possibilidade do crédito. “Num momento de escassez financeira, será de muito benefício para uma comunidade carente como a nossa”, declarou o presidente da Associação dos Moradores da Cidade Nova, Magnaldo Santos, que foi o primeiro a marcar a data de visita da equipe do BNB à comunidade do Cidade Nova para o dia 05 do próximo mês.
De acordo com Anderson Farias, o OP vai mobilizar todos os bairros da cidade para levar e divulgar o Crediamigo, que será o maior programa de financiamento popular realizado pela Prefeitura de Aracaju. “Já estamos tentando avançar mais uma fase no OP. A etapa de discutir a aplicação da verba pública já está consolidada. Agora estamos estimulando o desenvolvimento auto-sustentável nas comunidades”, concluiu ao agradecer a parceria com o BNB. O Orçamento Participativo vai organizar um grande evento, que terá a participação do prefeito Marcelo Déda, para lançar oficialmente o Crediamigo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.