[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As plenárias do Orçamento Participativo em 2006 começaram no dia 31 de janeiro nos bairros de Aracaju. Cumprindo o calendário da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Seep), 10 plenárias já foram realizadas com a participação de mais de 1000 pessoas e 40 delegados foram eleitos nas reuniões. “Cada plenária elege três prioridades. Quando concluirmos com todos os bairros vamos construir um mapa geral para começarmos a atender as reivindicações das comunidades”, disse o secretário extraordinário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues.

“A presença dos jovens tem sido muito significativa nas plenárias, e a satisfação de todos os participantes está sendo expressa de maneira muito gratificante para o OP”, fala o secretário. “Nós já vemos um balanço positivo dessas plenárias com a população interagindo com a administração municipal mais uma vez”, complementa Rômulo.

O secretário ainda ressalta que o Orçamento Participativo se consolidou em Aracaju pelo entrosamento entre as secretarias e os demais órgãos do município de Aracaju. “A interlocução com as demais secretarias é muito positiva nessa administração. Assim a Prefeitura conseguiu fazer dessa capital a campeã nordestina de qualidade de vida. E isso só foi possível porque o povo através das plenárias definiu as políticas e a equipe do Governo Marcelo Déda realizou” declara Rômulo Rodrigues.

A participação popular no Governo Marcelo Déda se tornou uma marca nas ações da administração municipal nesses últimos cinco anos de gestão. A Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp) continua no ano de 2006 mobilizando a sociedade através das plenárias de bairros. Assim a população tem a oportunidade de participar levando suas reivindicações, como também toma conhecimento do trabalho realizado pela PMA.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo é uma das iniciativas mais concretas rumo à democratização da sociedade e da participação ativa de cidadãos na gestão do estado. A Prefeitura de Aracaju, na gestão do prefeito Marcelo Déda, criou a Secretaria Extraordinária de Participação Popular, o que permitiu que a administração desse governo exercesse uma política participativa em nível local. Respondendo às demandas dos menos favorecidos por uma distribuição mais justa dos bens públicos na cidade

O Orçamento Participativo em Aracaju está utilizando-se desse instrumento de programação de trabalho do governo, com o objetivo de possibilitar o controle das finanças públicas por parte da população. Através das plenárias e fóruns são passadas informações acerca do orçamento público, onde é mostrada a importância do orçamento participativo para a comunidade. A população participa fazendo um levantamento de suas principais necessidades e decidem por meio de uma hierarquização de ações, as obras de caráter mais urgentes.

Próximas plenárias

A Prefeitura de Aracaju pela Secretária Extraordinária de Participação Popular convida para a plenária de hoje, 16, os moradores do bairro Luzia. A reunião vai acontecer na Escola Municipal Tancredo Neves, a partir das 19 horas. No dia 20 de fevereiro o calendário das plenárias prossegue com a reunião para os bairros Jardins, Grageru e Slagado Filho na Escola Jardins, localizada na avenida Silvio Teixeira. As plenárias acontecem sempre as 19 horas.

“Na próxima semana nós concluiremos metade do nosso calendário que encerra no dia 29 de março, no bairro Porto Dantas” informa o secretário Rômulo Rodrigues.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.