[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fez um balanço positivo de todas as atividades executadas durante a realização do Pré-Caju 2006 para oferecer comodidade aos usuários do transporte coletivo e segurança aos pedestres e condutores de veículos que transitaram na área da festa. Tudo ocorreu conforme planejado e não foi registrada nenhuma vítima fatal ou ocorrência de maior gravidade no período festivo.

A operação “Anjo da Guarda” realizou um trabalho preventivo e educativo, através dos agentes de trânsito, alertando sobre o risco de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas que foi bem aceito pela população. “Graças a Deus não registramos nenhum acidente com conseqüências graves durante o período da festa. Isso mostra que nossa ação pró-ativa deu resultados na prevenção de acidentes”, afirmou o coordenador de Trânsito da SMTT, major PM Lima Alves.

DESMAIO
Segundo o coordenador, um fato que mostrou a importância da operação Anjo da Guarda ocorreu na madrugada de domingo, quando o agente de trânsito Rogério flagrou um condutor desmaiado ao volante, com o veículo funcionando, nas imediações da rua Duque de Caxias.

“Como o condutor não respondia aos estímulos externos, acionamos as equipes do Samu que constataram o desmaio como sendo conseqüência de cansaço e fadiga. Pela placa do veículo, conseguimos localizar os pais do condutor e descobrimos que o fato ocorreu por ele ter trabalhado as três noites consecutivas”, explicou major Lima.

Ainda segundo o coordenador, no período da festa foram registradas apenas algumas colisões traseiras, provocadas por momentos de descuido de alguns condutores com alguns danos materiais. Não houve vítimas nesses incidentes.

Mesmo com grande número de veículos, o trânsito fluiu normalmente e, conforme previsto no planejamento, até às 19 horas da segunda-feira, dia 23, todas as vias adjacentes ao percurso do desfile foram desobstruídas, restabelecendo o fluxo normal.

TRANSPORTES
Segundo o diretor de Transportes Públicos, Cézar Rocha, os três pontos estabelecidos para atender aos foliões funcionaram satisfatoriamente atendendo à demanda durante os dias de Pré-Caju, até as 7 horas da manhã subsequente. Os pontos de táxi também funcionaram a contento, contando com grande fluxo de pessoas e, com apoio policial, não foram registrados incidentes em nenhum dos locais.

Também foi realizada uma ação incisiva de combate ao transporte clandestino que culminou com a apreensão de dois veículos, além de inibir a presença dos que fazem esse tipo de transporte nos corredores reservados para ônibus e táxis.

De acordo com o superintendente Bosco Mendonça, a SMTT tem buscado intensificar a ação educativa e preventiva realizada permanentemente pelo órgão, visando conscientizar os motoristas aracajuanos de importância de um trânsito que privilegie o ser humano em detrimento das máquinas, não só nos períodos festivos, mas em todo o ano. “A vida é o nosso bem mais precioso. Isto tem que estar presente na consciência de cada motorista e cada pedestre em nossa cidade, para fazermos um trânsito cada vez mais racional e orientado pela cidadania. Não queremos ver nossos cidadãos perdendo a vida nas ruas da cidade”, destacou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.