[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Promover a integração social dos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), facilitando o deslocamento dos mesmos. Esse é o objetivo da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), através de ônibus adaptados e do Programa `Atende´, que disponibiliza o transporte de cadeirantes por meio de vans adaptadas.

Nesse sentido, no último dia 17, o prefeito Edvaldo Nogueira fez a entrega de 28 ônibus novos, sendo 13 deles adaptados para cadeirantes. Segundo o diretor de trânsito Orlando Sérgio, a SMTT vem recomendando às empresas de ônibus que adaptem a frota para melhor transportar os cadeirantes. “Com esses 13 entregues, já são 37 veículos adaptados”, afirmou.

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a SMTT e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Setransp), o Programa `Atende´ também vem facilitando a vida dos cadeirantes. Através dele, é feito o deslocamento de PNEs até hospitais e clínicas em vans adaptadas.

O serviço é disponibilizado para consultas, exames e reabilitação. Para isso, os cadeirantes devem estar cadastrados na SMTT. A van está disponível para os usuários de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Uma média de 25 pessoas são atendidas diariamente, de segunda à sexta. O agendamento do transporte deve ser feito com 48 horas de antecedência através do telefone (79) 3218-7860.

Além disso, a Prefeitura de Aracaju vem adotando outras ações de política inclusiva para os PNEs, a exemplo da campanha pela `Calçada Livre´, que tem como objetivo principal garantir a mobilidade, sobretudo dos que apresentam limitação de locomoção, assegurando assim o direito de ir e vir do cidadão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.