[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante a madrugada desta terça-feia, 30 de agosto, as ondas do mar chegaram a alcançar 2,5 metros de altura na foz do Rio Sergipe. De acordo com monitoramento feito pelo Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, (Cemese/Semarh) uma forte convergência entre ventos, estes, vindo do Sudeste e Leste do Nordeste, provocaram elevadas ondas sobre a costa brasileira, chegando a alcançar 3m em mar aberto. Em Sergipe, a convergência direcionou fortes ondas sobre a foz do Rio Sergipe, atingindo com maior impacto a praia de Atalaia Nova, localizada na Barra dos Coqueiros.

Na capital, o comportamento da maré é supervisionado por duas estações: uma localizada no Terminal Marítimo Inácio Barbosa e a outra no Offshore, situado na Barra dos Coqueiros. De acordo com omonitoramento, o nível normal do mar é sempre marcado por uma variável de 1,5 a 1,7 metros.

De acordo com o especialista na área, Overland Amaral, além da elevação de ondas na costa brasileira que se direcionaram para o Nordeste, as estações meteorológicas registraram ainda na madrugada de hoje, rajadas de ventos de 30 km/hora.

Segundo ele, até o final do mês de setembro os ventos deverão permanecer mais fortes, produzindo, assim, elevação das ondas do mar. Ele atribui o fato ao movimento gravitacional da Terra e da Lua.  “O tempo, clima e a própria maré se comportarão conforme características de transição de estação, passagem de Inverno para a Primavera”, justifica o meteorologista da Semarh, Overland Amaral.

Primavera

A primavera irá brotar em 23 de setembro. De acordo com Overland, com ela, será logo observada pela população a mudança da temperatura e a redução de chuvas, características da estação que fica cada dia mais para trás, o inverno.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.