Oncologia oferece programação especial para lembrar dia de Combate ao Câncer
O Dia Mundial de Luta contra o Câncer, comemorado em 8 de abril, tem sido motivo de inspiração para profissionais da saúde, visitantes, acompanhantes e pacientes internados no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Na manhã desta segunda-feira, 9, esclarecimentos sobre a importância do diagnóstico precoce fizeram parte de uma programação comemorativa, que também contou com a apresentação musical do Grupo Mama Fest, formado por mulheres com câncer de mama e outras já recuperadas no complexo hospitalar.
“O público que conhece ou vivencia a luta de combate ao câncer pode se tornar multiplicador de informações, a fim de que a necessidade do diagnóstico precoce seja compreendida por um número cada vez maior de pessoas”, justificou Rute Andrade, coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, espaço que atende cerca de 15 mil pacientes oncológicos adultos e recebe diariamente até 10 novos casos.
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de médicos das mais diversas especialidades dialogaram com os pacientes e demais participantes. Para o médico hematologista Lucas de Menezes, a comemoração se torna válida, a partir do momento em que encoraja os pacientes em tratamento e adverte a população para alguns dos principais sintomas de câncer.
“É importante ressaltar que qualquer alteração, nódulo, identificação de caroço, sangramento, palidez exagerada, perda de peso inexplicada e até febre constante pode ser evidência de câncer. Cabe ao cidadão procurar os serviços de saúde para que o médico investigue os sintomas e apresente um diagnóstico preciso, já que, por exemplo, a maior parte dos tumores são reversíveis quando identificados em tempo hábil”, assegurou o hematologista.
Oncopediatria
A intenção de sensibilizar a população para a diminuição dos casos graves de câncer e os benefícios adquiridos com o tratamento efetivo e correto também foram destacados pela médica oncopediatra Rosana Cipolotti. De acordo com a especialista, os casos de câncer infantil tendem a ser diagnosticados mais precocemente, uma vez que a anemia, o aumento de gânglios, sangramento e febre alta são alguns dos sinais mais evidentes e que surgem rapidamente.
“A atenção dos familiares para os sintomas representa o primeiro passo rumo ao restabelecimento da saúde da criança. Em seguida, o tratamento precoce e efetivo, orientado por profissionais da saúde, tornam as chances de cura muito maiores. Não adianta só diagnosticar, é preciso tratar e combater a enfermidade”, ressaltou Cipolotti, que contabiliza, em média, o atendimento de 20 crianças em cada um dos oito ambulatórios pediátricos do Huse, de segunda a sexta-feira, além de detectar mensalmente até 30 diagnósticos de casos de leucemia e tumores.
Voluntariado
O apoio dado por pacientes oncológicos em tratamento sensibilizou os que fizeram parte da programação. Emocionada, Josenilde Silva Santos, 31 anos, relembra cada conquista alcançada no período de um ano, ao lado da equipe de profissionais do Centro de Oncologia do Huse. “Gosto muito do acolhimento humano amenizador dos afeitos do tratamento que estou sendo submetida. O Huse possui uma equipe maravilhosa de profissionais que acabam se tornando amigos dos pacientes, por isso estou aqui para reforçar a ideia de que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer”, afirmou.
No momento em que se prepara para iniciar o tratamento radioterápico, o jovem Romário Soares dos Santos, relembra os primeiros sintomas de um tumor localizado na pelve ou próximo das extremidades dos ossos longos. “Senti dores fortes na região, por isso recorri ao médico que identificou o problema. Hoje me sinto bem após a cirurgia feita no Huse e mais do que isso, me sinto preparado para compartilhar experiências e sensibilizar as pessoas sobre a importância do tratamento médico precoce em casos de câncer”, colocou Romário.
8 de Abril
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de nações, líderes governamentais, gestores e do público em geral, para o crescimento dos índices da doença, o tratamento e, principalmente, para a prevenção do câncer.
Essa data especial tem como objetivo proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais para a luta contra o câncer, que pode ser evitado com a prevenção e o diagnóstico precoce.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Oncologia oferece programação especial para lembrar dia de Combate ao Câncer –