[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Verão Sergipe 2011 acontecerá entre os dias 4 e 5 de fevereiro na Praia da Caueira, reunindo artistas nacionalmente conhecidos, sergipanos com trabalhos marcantes e atividades esportivas.

Além da programação artística, o evento ainda promove oficinas culturais nas áreas de reciclagem e percussão – fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura de Sergipe e a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda. Ao todo, 60 pessoas receberão aulas e instruções nos dias que antecedem o evento.

De acordo com a secretária de Cultura do Estado, Eloísa Galdino, as oficinas compreendem uma parte importante do Verão Sergipe, pois cumprem o papel de envolver a comunidade, sobretudo os jovens, em atividades recreativas, mas com importância social. “A oficina de reciclagem, por exemplo,    desperta a consciência ecológica e a preservação do meio ambiente, além de estimular  o exercício criativo. Já a de percussão aproxima nossa juventude dos nossos ritmos e ajuda a criar o gosto pela linguagem da música, através do conhecimento das notas musicais e das suas nuances”, pontuou Eloísa.

Segundo explicou o assessor cultural da Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, Bráulio Lima, o início das oficinas, que contam com 30 participantes cada, vai acontecer entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, sempre das 14h às 18h. “Abrimos as inscrições para as oficinas no dia 10 de janeiro e antes do encerramento previsto (dia 21), já tínhamos fechadas as inscrições devido a grande procura. A empolgação dos futuros alunos já é perceptível desde o momento da inscrição. Temos muitos jovens na oficina de percussão, enquanto a de reciclagem atraiu mais adultos e donas de casa. Certamente teremos momentos de alegria e aprendizado”, disse.

Para o oficineiro responsável pelos cursos, Edmar Santos, as duas oficinas escolhidas nesta edição do Verão Sergipe significam formação profissional para seus participantes.

“Trabalharemos na oficina de reciclagem questões ligadas ao tema, mas de forma a conscientizar sobre o reaproveitamento, onde fabricaremos objetos, como por exemplo, brinquedos. Já na percussão focaremos na leitura rítmica, usando uma dinâmica através da divisão das notas musicais”, esclareceu Edmar, informando ainda que deverá trabalhar os ritmos sergipanos nas aulas de percussão. “Vamos mostrar a construção do Samba de Pareia da Mussuca e também o Pisa Pólvora, da cidade de Estância”, finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.