[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Verão Sergipe já começou para a turma que faz do evento uma oportunidade de aprendizado. Desde a última segunda-feira, dia 31, ocorre no Centro Cultural Arnaldo Rolemberg Garcez, na cidade de Itaporanga d’Ajuda, duas oficinas culturais nas áreas de reciclagem e percussão – fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura de Sergipe (Secult) e a Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda.
As oficinas de reciclagem e percussão atraíram dezenas de jovens que não perderam a oportunidade de aprender um pouco mais sobre um dos mais atraentes sons da música brasileira, ou de trabalhar com materiais que podem ser reaproveitados.

O oficineiro Cleber Paixão, mais conhecido como Betinho Caixa d’Água, é um dos facilitadores da oficina de percussão e explica que o curso tem o objetivo de levar os jovens a aprender, mesmo que superficialmente, sobre o manuseio com instrumento musical. “Esta é a primeira vez que estou atuando no Verão Sergipe, e estou gostando muito. Estamos direcionando os jovens a aprender um pouco da percussão, dando a eles um conhecimento da música através de uma metodologia chamada “O passo”, que irá auxiliar bastante no aprendizado”, disse.

Para o responsável pelos cursos, Edmar Santos, as oficinas de reciclagem também têm extrema importância, pois proporciona, além de um divertimento, uma oportunidade de aprender a trabalhar com materiais até então dispensáveis. “Estamos debatendo na oficina de reciclagem questões ligadas ao tema, mas de forma a conscientizar sobre o reaproveitamento de materiais. No decorrer do curso, iremos fabricar objetos, como, por exemplo, brinquedos”, completou.

Para o diretor interino de cultura do município de Itaporanga d’Ajuda, Bráulio Lima, as oficinas já são uma marca do verão na cidade, e são sempre muito aguardadas pela população. “Os jovens começam a buscar desde o início do ano as oficinas, por isso as vagas sempre acabam rapidamente. Isso mostra a credibilidade adquirida neste trabalho conjunto da Secult com a prefeitura de Itaporanga, que já dura três anos”, lembrou.

Aprendizes

Entre os participantes das oficinas, muito jovens e adultos interessados em aprender um pouco mais sobre áreas, até então, pouco exploradas no dia-a-dia. A dona de casa Estela Maria, por exemplo, afirma que sempre busca cursos de capacitação, mas quando viu a proposta para a oficina de percussão não pensou duas vezes para se matricular. “A oficina está maravilhosa, não só pelo aprendizado, mas por sua proposta, que utiliza a música como ferramenta de inclusão social, proporcionando a esses jovens um ambiente educativo, e livrando-os de maus caminhos”, completou.

O jovem estudante Ernanes Júnior concorda com a colega de turma, e completa que a escolha pelo curso de percussão se deu devido a sua paixão pela música. “Sempre gostei de música e quando surgiu essa oportunidade de aprender um pouco mais, agarrei. Acredito que com essas oficinas nós jovens podemos ter expectativas novas e criar novos horizontes através do aprendizado”, ressaltou.   

Já a dona de casa Givalda Isaias estava muito empolgada com a oficina de reciclagem. Atenta aos cortes e dobras, ela contou que sempre teve a curiosidade de fazer um curso deste tipo, a fim de aprender a manusear materiais que eram considerados lixo. “O melhor desse curso é que aprendemos a transformar o que era lixo. Garrafas pet se transformam em brinquedos. Isso tudo é muito encantador e só nos mostra o valor do que descartamos de forma errada”, finalizou.

Confira a programação completa do Verão Sergipe

04 DE FEVEREIRO

MÚSICA
Arena Multicultural:

19H – Pantera
20H – Ferraro Trio
22H – The Baggios
00:30H – Bago de Jaca

Palco Principal:
– Alapada
– Maria Gadú
– Jau
– Dj Kaska

ESPORTE
Beach Soccer, Bodyboard, Futvôlei,Voleibol 2×2,4×4.

05 DE FEVEREIRO

MÚSICA
Arena Multicultural:
19H – Cataluzes
20H – Larcetae
22H – Elvis Boa Morte e os Boas Vidas
00:30H – Mamutes

Palco Principal

-Patrícia Polayne
– Lulu Santos
– Monobloco
– DJ Léo Levi

ESPORTE

Futevôlei, Surf, Voleibol 2×2- 4×4 e Beach Soccer.

FOLCLORE
Cortejo folclórico no sábado, 0, a partir das 19h.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.