[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começou nesta segunda-feira, 22, no Centro de Qualificação Pessoal (CQP), da Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Oficina de Conhecimentos Livres dos Pontos Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão). Estão participando professores, técnicos e coordenadores pedagógicos interessados em inclusão digital. O curso seguirá até a próxima sexta-feira, 26.

"Sabemos da importância dessa capacitação para os estudantes e a comunidade onde a escola fica localizada. Um laboratório de informática é um espaço de pesquisa e conhecimento, que serve como ferramenta pedagógica para as atividades em sala de aula", disse o diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH/SEED), Jorge da Costa Cruz, que na ocasião representou o secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima.

O Programa Gesac tem o objetivo de atuar na criação de um processo consistente, capaz de estabelecer condições para articulação e formação de uma rede de conhecimento solidária. "O Gesac estava ligado apenas às ações do governo federal, mas no decorrer do trabalho conseguimos aperfeiçoar o programa e incluir diversas outras atividades. Com isso o Gesac transformou-se em uma forma de comunicação com o mundo, principalmente para comunidades distantes", explicou a coordenadora do Gesac, Regiane Nigro.

Em Sergipe existem 33 Pontos Gesac, que ficam localizados em escolas e tele-centros. "Essa capacitação será importante para que os professores e técnicos conheçam um pouco mais sobre as possibilidades do uso do computador. A Oficina é um encontro de vontades, que tem como finalidade fazer uma conexão entre o computador, a escola e a comunidade", informou a coordenadora. "Os participantes estarão conhecendo a realidade da exclusão digital nas comunidades onde está instalado, através de monitoramento por meio de implementadores sociais", acrescentou.

Importância

Para a diretora da Divisão de Tecnologia (DITE/SEED), Nádia Cardoso, a capacitação oferece uma nova visão ao professor. "É compromisso da Secretaria da Educação apoiar eventos como esse, pois é através desses cursos que professores e técnicos podem utilizar o computador de outra forma e despertar no aluno a criatividade e a importância da pesquisa", destacou Nádia.

Na Oficina serão repassadas informações sobre Gestão do Ponto Gesac, Serviços e Ferramentas Gesac, montagem, configuração de computadores usando o software livre, instalação de redes, introdução à rede e Internet, dentre outros assuntos. "Nosso trabalho valoriza a autonomia. A metodologia que utilizamos tem como objetivo causar impacto e através disso criar coisas novas, mostrando como o computador pode ser utilizado com criatividade", falou o implementador social Sérgio Melo, um dos ministrantes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.