[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Coordenadoria de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou na terça-feira, 16, em Tobias Barreto, uma oficina para viabilizar a construção de uma rede de assistência às pessoas com transtorno mental. A atividade, que aconteceu durante todo o dia, reuniu gestores de saúde daquele município, profissionais da Atenção Básica e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).

De acordo com Ana Raquel Lima, coordenadora da Atenção Psicossocial da SES, a oficina atende a uma demanda da Secretaria de Saúde de Tobias Barreto, município que vem registrando muitos casos de urgência psiquiátrica. "Estamos definindo alguns protocolos para o atendimento aos pacientes em crise, principalmente no que se refere à assistência ao resgate", afirmou.

A coordenadora destacou que haverá um segundo momento de trabalho para consolidar as estratégias. "Esse primeiro encontro foi importante para conhecer melhor a situação e estabelecer algumas ações. Vamos nos reunir novamente daqui a 30 dias", comentou Ana Raquel. Para dar suporte no atendimento às urgências psiquiátricas, o município de Tobias Barreto tem à disposição a estrutura do Samu 192 Sergipe e profissionais capacitados no Centro de Atenção Psicossocial (CAP’s).

Atenção Psicossocial

Atualmente, Sergipe é o segundo colocado no ranking brasileiro de CAP’s por habitante. Existem 25 Centros em todo o Estado, além dos quatro que estão em processo de implantação. O foco da SES é garantir o acesso das pessoas com transtorno mental ao acolhimento e preparar cada vez mais o sistema para recebê-los de forma digna e qualificada, através de investimentos na estrutura física, prestação de serviços e capacitação profissional.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.