[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O planejamento e o desenvolvimento de políticas públicas devem se basear no conhecimento da realidade de sua população, compreendo sua dinâmica. É necessário que os centros decisórios e os gestores públicos estejam cada vez mais calcados em fundamentos técnico-científicos para que o direcionamento das políticas públicas de fato se revertam em desenvolvimento socioeconômico.

Nesse sentido, o Observatório de Sergipe acaba de publicar em seu portal um estudo sobre Indicadores Demográficos e Estatísticas Vitais de Sergipe. O produto é um complemento de informações do Censo 2010, reunindo informações demográficas, de natalidade e mortalidade.

Em um quadro evolutivo das informações dos dois últimos Censos Demográficos (2000/2010), “estão disponibilizadas informações agregadas para o Estado de Sergipe, Territórios Administrativos, Regionais de Saúde e Municípios”, apontou Walter Uchôa, Coordenador do Observatório de Sergipe.

As informações deste produto poderão ser utilizadas, por exemplo. para analisar variações geográficas e temporais do crescimento populacional; realizar estimativas e projeções populacionais para períodos curtos; auxiliar na compreensão de fenômenos sociais relacionados a migrações, mercado de trabalho, organização familiar, morbi-mortalidade;    acompanhar o processo de urbanização da população Sergipana em diferentes espaços geográficos ou contribuir na avaliação dos níveis de saúde e de desenvolvimento socioeconômico da população.

Além de planilhas dinâmicas, há informações espacializadas em uma coleção de mapas temáticos, com informações agregadas a escala municipal. “É importante ressaltar que devido a possíveis problemas de subenumeração de óbitos e de nascidos vivos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, se faz necessário o uso de metodologias de correção, que podem oferecer boa aproximação da probabilidade de morte no primeiro ano de vida”, informou Marcel Quintela, Diretor de Estatística da Seplag.

Para baixar os estudos basta acessar http://www.observatorio.se.gov.br/estatisticas-de-sergipe.html.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.