Observatório de Conjuntura Econômica é lançado em Sergipe
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), lançou o Observatório de Conjuntura Econômica do Estado de Sergipe na manhã desta quarta-feira, 6, no auditório do Banese. Representantes de diversas secretarias estaduais, entidades empresariais e representantes da sociedade civil tomaram posse como membros do Observatório, que servirá como um fórum de análise, assessoria e subsídio ao Governo do Estado e à sociedade sergipana acerca da conjuntura econômica de Sergipe.
O Observatório é composto de oito secretários de Estado, duas organizações da sociedade civil, duas instituições empresariais, duas universidades, quatro bancos oficiais e dois órgãos federais, além de outros órgãos da administração estadual. Todos os membros deverão participar das reuniões para análise da conjuntura e fornecer, quando necessário, estatísticas e análises produzidas por suas instituições para subsidiar o Observatório. As reuniões ocorrerão com periodicidade trimestral, a partir das quais será emitida a Carta de Conjuntura Econômica do Estado de Sergipe.
Durante o lançamento, o diretor-técnico nacional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, realizou palestra sobre ‘Mercado de Trabalho e Políticas Públicas’.
Segundo o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplan, Marco Antônio Jorge, com o Observatório, o Estado vai dispor de uma base de dados sólida sobre os indicadores econômicos, inclusive com a recuperação das séries históricas. "Com a Carta de Conjuntura em mãos, agentes públicos e privados terão informações mais consistentes sobre a economia de Sergipe e direcionarão melhor suas ações e investimentos", disse Jorge.
O economista do Dieese em Sergipe, Luís Moura, disse que a implementação do Observatório é necessária para possibilitar um levantamento sistemático e divulgar os indicadores de economia do Estado. De acordo com ele, esse tipo de informação deve suprir a necessidade dos agentes públicos e privados.
Para próxima reunião do Observatório, em data ainda a ser confirmada, foi definido o tema ‘Competitividade Sistêmica em Sergipe: Energia, Água e Modais de Transportes’.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]