[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, visitou nesta segunda-feira, 3, as obras do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, situado em Aracaju. Através de convênio entre os governos do Estado e Federal, estão sendo investidos R$ 1.687.417,58 na retomada das obras, paralisadas desde 2003. "A ampliação do ensino profissional em nosso Estado, com a retomada dessa obra, representa uma grande transformação, pois estaremos superando o número atual de alunos que estudam em escolas profissionalizantes", disse o secretário.

A nova escola terá capacidade para 960 estudantes nas turmas iniciais e vai oferecer cursos de Agente Sanitário, Técnicas de Atendimento ao Público, Auxiliar de Escritório, Recepcionista, Informática Aplicada à Gestão, Técnicas Básicas de Transporte, Estoque e Embalagens, entre outros. No curso técnico os alunos terão ainda a oportunidade de se especializarem em Gestão, Informática e Turismo e Hotelaria.

"Temos um grande interesse que este Centro comece a funcionar o mais rápido possível. Para isso estamos acompanhando as obras e cobrando da empreiteira agilidade na conclusão. Nossa expectativa é que no início do próximo ano sejam iniciadas as primeiras turmas", disse o secretário. "O Centro terá como finalidade a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, oferecendo boa formação e capacidade para concorrer a um emprego, priorizando a qualidade de instrução técnica e básica", informou.

O Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto está sendo construído em uma área de quatro mil metros quadrados e terá 10 salas de aula, três laboratórios de informática, sendo um destinado à área de Redes e outra para Hardware, além do curso técnico geral. A unidade também terá laboratórios na área de Turismo e Gestão. "Estamos concluindo a colocação do piso de alta resistência, da cerâmica das paredes e do reboco na fachada", informou o engenheiro responsável João Muniz Barreto Neto.

Centro em Neópolis

No município de Neópolis, distante 121 quilômetros da capital, as obras do Centro de Educação Profissional Agonalto Pacheco, também foram retomadas. Com investimentos no valor de R$ 1.067.048,31 para construção de oito laboratórios para o ensino técnico, o Centro irá oferecer cursos básicos na área de Fruticultura, Horticultura, Irrigação e Drenagem, Sementes e Mudas, Defensores Agrícolas, Alimentação Alternativa, Conservação de Alimentos, Informática Básica, Gestão e Trabalho em Cooperativa de Produção e Serviços e Organização de Produção Artesanal.

O Centro de Educação Profissional de Neópolis terá 420 alunos nas turmas iniciais. Ele terá quatro salas de aula e laboratórios destinados ao conhecimento em Informática, Agroindústria, Solo, Topografia, Semente, Irrigação, Mecanização e Física e Química.

Com o início das aulas nos Centros de Educação Profissional de Aracaju e Neópolis, serão atendidos 1.380 alunos. Os cursos terão duração mínima de três anos. A previsão é que em 2010, os Centros contem com mais de quatro mil estudantes. "Esse é um trabalho importante para gerar emprego. Estaremos priorizando ainda cursos de acordo com a necessidade e a realidade dos municípios, incentivando o desenvolvimento local", finalizou professor Lima.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.