Obras de adequação da USF Geraldo Magela beneficiam população do Orlando Dantas
“A população do Orlando Dantas cresceu muito nos últimos anos com a construção de novos condomínios residenciais nas redondezas. Por isso a adequação se faz oportuna, pois o Geraldo Magela absorveu esta demanda”, diz Ana Lídia.
Ainda segundo ela, o projeto inicial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) previa que seriam construídos três consultórios, sendo o terceiro projetado especialmente para atendimento psicológico, já que a unidade é referência no atendimento em saúde mental. A idéia era fazer uma sala ampla para o atendimento psicológico, que hoje ocorre numa sala pequena.
“Mas os próprios usuários reclamaram que a edificação desse terceiro consultório deixaria um dos corredores abafado. Fizemos então uma reunião com a coordenação da 2ª Região da Rede de Atenção Básica de Saúde, com a Engenharia e com o Núcleo de Suprimentos da SMS e ficou definido que só serão construídos os dois consultórios médicos”, lamenta.
A gerente destaca ainda que a Geraldo Magela atende a cerca de 16 mil pessoas no conjunto Orlando Dantas. Além disso, a USF é responsável pelo atendimento da população de mais cinco condomínios novos que foram construídos na região: o Recanto das Garças, Jaçanãs, Pedro Barreto, Recanto das Gaivotas e o condomínio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) Sérgio Vieira de Melo.
A USF também será responsável pelo atendimento de mais três condomínios residenciais que estão sendo construídos no conjunto (Vivendas do Rio, Parque das Aves e Residencial Moriá), o que justifica as obras de adequação na unidade de saúde que tiveram início no dia 15 deste mês.
Medicamentos
Ana Lídia assegura que são inverídicas as informações de que há falta de medicamentos e ou de que medicação foi entregue pela metade. “Alguns medicamentos disponibilizados pela rede são de dosagens diferentes das solicitadas pelos profissionais. Muitas vezes, os médicos solicitam medicamento de 25mg, por exemplo, e nós temos o de 50mg. Por esse motivo, não disponibilizamos a quantidade solicitada, uma vez que a dosagem ficaria muito maior do que a prescrita”, explica.
Segundo Ana Lídia, a unidade de saúde dispõe de um farmacêutico e as devidas orientações sobre dosagem ou como tomar a medicação são passadas para os usuários. Ela disse também que a unidade de saúde está sempre bem abastecida de medicamentos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]