Obras da Coroa do Meio estão entre as melhores práticas sociais do mundo
A escolha é baseada na área de políticas públicas sociais do mundo e foi feita pelo Comitê de Aconselhamento técnico da organização, que avaliou 700 práticas. Após 10 meses de análise e validação feitas por instituições e parceiros, o projeto Coroa do Meio foi eleito uma boa prática e será incluído no banco de dados da UN-HABITAT, para juntar-se a mais de 2.100 boas e melhores práticas de 140 países.
A obra da total reurbanização da infra-estrutura da Coroa do Meio é um projeto determinado a partir da elaboração do PEMAS – Plano Estratégico Municipal para Assentamentos Subnormais – já que a área foi definida como prioritária no programa Moradia Cidadã.
Iniciadas em dezembro de 2003, além da construção de 600 unidades residenciais, as obras, realizadas pela PMA através da Empresa Municipal de Obras e urbanização (Emurb) incluem ações de regularização fundiária, drenagem pluvial, contenção, obras especiais (píer e centro de referência à educação ambiental), reformas do postos de saúde e escolas existentes, construção de um novo centro de ensino, quadra de esportes, núcleo de apoio aos pescadores, quiosques, núcleo de apoio policial, iluminação pública, centro produtivo, bem como apoio à mobilização e organização social e educação sanitária e ambiental.
Com a escolha, o bairro Coroa do Meio servirá de exemplo para outros países que queiram implantar ações semelhantes em suas cidades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Obras da Coroa do Meio estão entre as melhores práticas sociais do mundo – Fotos: Márcio Garcez