[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através da Secretaria do Estado da Infraestrutura (Seinfra), avança com a execução dos trabalhos de prevenção de enchentes e alagamentos na cidade de Maruim, município a 30 km de Aracaju. O projeto contempla a correção do traçado do rio Ganhamoroba, a dragagem de todo o seu estuário, a construção do gabião – muro de contenção – na área de zona urbana, e a reabertura de canais nos bairros São José e Lachez, além da construção de uma ponte neste último.

A ponte sob o canal do bairro Lachez terá 31 metros de comprimento por 13 metros de largura, estando 3,20 m acima do nível do calçamento da rua. O secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, explicou que a antiga ponte dificulta à passagem do rio, contribuindo assim,  para os alagamentos no local. “Ela é muito pequena e não comporta a vazão do rio em épocas de chuva. Com apenas 12 metros de comprimento, estrangula a passagem das águas”, esclarece.

No momento, estão sendo concluídas as cabeceiras da ponte e as colocação das ferragens do “limpa-roda”. De acordo com o técnico responsável pela obra, Willian Nunes, a construção já se encontra em estágio avançado. “Só falta a colocação de seis pré-lajes e a concretagem do tabuleiro – parte superior – para a conclusão de toda a ponte”, confirma.

Os projetos de limpeza e alargamento do leito do rio Ganhamoroba também seguem em ritmo acelerado. Sob a supervisão do DER, foram colocadas escavadeiras para fazer a desobstrução dos canais e facilitar o escoamento da água.

A dona de casa Maria da Conceição relata que a obra era uma reivindicação antiga dos moradores da região. “Há muitos anos que esperávamos por um governo que fizesse essa obra e até que fim ela está sendo feita”, comemora,  relembrando a enchente de 2008, quando 72 casas foram atingidas. “Com fé em Deus essa obra vai melhorar a vida da gente. Vivemos momentos de pânico com a enchente de 2008. A limpeza do rio vai melhorar o escoamento da água, que não vai mais invadir as nossas casas em épocas de chuva”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.