[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Daqui a poucos meses o cartão postal mais tradicional do centro de Aracaju estará sendo devolvido à população completamente revitalizado e repleto de novidades. Trata-se da Ponte do Imperador, monumento simbólico no rio Sergipe que vem sendo recuperado pela Prefeitura de Aracaju. A obra está sendo feita numa parceria com a Petrobras, já que na ponte será instalado o Museu de Rua, uma instituição cultural que irá contar para os turistas e sergipanos parte da história da capital.
Iniciada oficialmente na manhã do dia 1º de agosto, a recuperação estrutural e restauração da Ponte do Imperador, já pode ser observada por quem passa pelo local diariamente. Na primeira fase da obra, prevista para durar três meses, serão recuperadas as bases de sustentação da ponte. Em seguida o trabalho de restauração dos adornos, pintura e iluminação será iniciado.
O engenheiro Aldo Michel Alves de Lima, da empresa recifense Jatobeon Engenharia Ltda, vencedora da licitação para a reforma, informou que nesta primeira etapa a população não verá resultados imediatos. “Estamos fazendo o trabalho na água. Já colocamos as estacas e os nossos homens vão trabalhar embaixo da ponte, na fundação e nos pilares de sustentação”, disse.
Segundo Aldo Lima, é necessário que a comunidade esteja bem informada sobre o tipo de serviço que está sendo executado. “As pessoas cobram algo visível, mas também temos que lidar com as variações da maré, que pode gerar uma lentidão no andamento das obras”, explicou.


Todo o trabalho será desenvolvido a partir de um esquema especial de engenharia para se manter a estrutura sem mudar os aspectos arquitetônicos adquiridos, uma vez que a Ponte do Imperador é patrimônio tombado pelo Estado. A primeira fase da obra será destinada as bases de sustentação, bastante desgastada, e que ocasionou no fechamento da ponte em virtude do risco de desabamento. Será substituída toda a parte das ferragens e concretos das vigas de sustentação.
Com um custo de aproximadamente R$ 169 mil, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes –, em parceria com a Petrobras, dará novamente à Ponte do Imperador o status de principal ponto turístico da capital. No local, será construído o primeiro Museu de Rua de Sergipe, além da criação de um espaço com maquetes eletrônicas e mapas da cidade relembrando a Aracaju dos anos 20. Haverá também um espaço para exposição de acervo fotográfico e informações sobre tradições culturais e aspectos de interesse turístico da capital. No projeto do Museu, cabe ainda um descritivo histórico sobre a própria ponte e sua importância para o povo da capital[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.