Número de queimados no período junino caiu 27,5% este ano
O numero de vítimas de queimaduras atendidas durante o período junino pelo Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) foi 27,5% menor este ano em relação a 2006. O levantamento concluído pelo hospital nesta terça-feira, 3, mostra que de 1º a 30 de junho, a Urgência-Emergência da unidade atendeu a 100 pacientes com queimaduras, contra 138 no mesmo período do ano passado. De janeiro até agora, 347 vítimas de queimaduras foram atendidas pelo HUSE.
Assim como em junho de 2006, cerca de 60% dos pacientes deste ano foram queimados por líquido superaquecido, alimentos quentes e substâncias inflamáveis. Os fogos de artifício responderam por aproximadamente 40% das queimaduras e houve ainda uma pessoa queimada por excesso de exposição ao sol.
Do total de 347 atendimentos a queimados realizados este ano, houve duas queimaduras solares e 47 causadas por fogos de artifício. Os dados mais alarmantes são relativos a acidentes com alimentos quentes, substâncias inflamáveis como álcool, thinner e gasolina, além de líquidos superaquecidos. Juntos, esses fatores representam 85% dos casos de queimaduras registradas pelo HUSE em 2007.
Com a chegada das férias escolares, a gerente de Enfermagem da UTQ, Jurema Viana, faz um alerta para que os pais fiquem mais atentos. "É preciso redobrar os cuidados com as crianças, já que a maioria das queimaduras acontecem em acidentes domésticos".
Internamentos
O número de internamentos na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do HUSE caiu 14% em relação a 2006 e, dos 31 pacientes internados, 24 vieram de cidades do interior sergipano. De 1º a 30 de junho deste ano, a unidade realizou 165 procedimentos cirúrgicos, entre curativos, cirurgias reparadoras, debridamentos (retirada de tecido morto) e enxertos. Este ano, a UTQ já admitiu 147 pacientes e realizou 748 procedimentos cirúrgicos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Número de queimados no período junino caiu 27
- 5% este ano – Foto: Márcio Garcez/Saúde