[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Todos os interessados em fazer projetos para o edital de apoio ao Audiovisual, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), podem participar de uma oficina de projetos para tirar dúvidas. Será amanhã, sábado, de 9 às 11h30 e das 14h30 e 19 horas, na sede do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV).

O facilitador da oficina é o produtor de cinema Mário Azen, que produziu diversas mostras de cinema, tais como: Retrospectiva Rogério Sganzerla – Cinema do Caos (2005 – CCBB-Rio), As Muitas Faces de Jece Valadão (2006 – CCBB-Rio), Revisão do Cinema Novo (2007 – CCBB-DF e SP), Cinema de Assalto (2007 – CCBB-Rio) e Homenagem a Mário Carneiro (2007 – CCBB-SP e Rio).

Já entre os dias 16 e 25 deste mês, o Núcleo de Produção Digital promove o curso ´Linguagem e estéticas do audiovisual: um percurso histórico´, que vai ser ministrado pelo diretor de curtas-metragem Zonda Bez. “O curso é um passeio pela história do cinema. Todos os interessados têm que estudar um pouco sobre a linguagem do cinema”, comentou a diretora pedagógica do NPDOV, Gabriela Caldas.

A carga horária do curso é de 25 horas/aula (módulo+sessões), que serão realizadas de segunda à sexta, das 19h às 21h30, e sábado, das 14 às 18 horas. Serão oferecidas 20 vagas e os interessados devem ter no mínimo 18 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no horário comercial, na sede do NPDOV, que fica na rua Lagarto, 2161. Informações: (79) 3211-1505.

Programa

Módulo I
1. A imagem e o movimento: das cavernas à Muybridge;
2. Da fotografia ao cinema: relações entre imagem e movimento a partir de 1895;
3. Cinema e a construção da linguagem: as contribuições dos pioneiros;
4. O início do cinema brasileiro;
Sessão 1: Sanatório Cineclube
Filme a definir

Módulo II
1. De D.W. Griffith à Vanguarda Européia: a linguagem em transformação;
2. O som no cinema: `O cantor de jazz´ e o gênero no cinema americano;
3. Seminário 1;
Sessão 2: Sanatório Cineclube
Filme a definir

Módulo III
1. A violência chega às telas: os filmes de gangsteres e o film noir;
2. Orson Welles e `Cidadão Kane´;
3. As novas ondas de cinema pós-45: Neo-realismo italiano; Nouvelle Vague francesa;
4. Seminário 2;

Módulo IV
1. Chanchadas: uma indústria para o cinema brasileiro?
2. Cinema Novo: um novo Brasil revela-se na tela;
3. O cinema brasileiro da ditadura militar: `boca do lixo´ e `pornochanchadas´;
4. Seminário 3;

Módulo V
1. Cinema experimental no Brasil: videoarte e super-8;
2. O fim da Embrafilme e a `retomada´: o cinema brasileiro no fim do século XX;
3. Seminário 4;
Sessão 3: UFS
Filme a definir

Módulo VI
1. Dogma 95: últimos suspiros de uma ´utopia´ para o cinema?
2. Vale tudo: o cinema brasileiro abre caminho em várias frentes;
3. Seminário 5 e seminário 6;

Módulo VII
Exibição de curtas digitais;
Mesa redonda de encerramento com o tema: Linguagem e estéticas do audiovisual na era digital: pra onde vão? Presença de convidados a definir;
Encerramento do curso.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.