Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira exibe películas de Bergman e Antonioni
A mostra começa hoje, quinta-feira, às 19h, com a exibição da película ‘O Sétimo Selo’, do diretor sueco Ingmar Bergman. O lendário cineasta influenciou gerações de cinéfilos com suas obras sombrias sobre temas como a morte e os tormentos sexuais.
O diretor e roteirista autodidata, que faleceu no final do mês de junho, aos 89 anos, é considerado por alguns críticos como o maior cineasta da história. Ele exorcizou sua infância traumática por meio de obras primas do cinema que exploraram a ansiedade sexual, a solidão e a busca por um sentido na vida.
Com 50 anos de carreira, Bergman criou mais de 50 filmes e 125 produções teatrais. Filmes como ‘Morangos Silvestres’ e ‘O Sétimo Selo’ o elevaram à condição de um dos maiores mestres do cinema. A obra de Bergman compõe um dos mais ricos e essenciais capítulos da história do cinema. Como poucos, o diretor se apropriou da linguagem para realizar um conjunto significativo que transcende a própria experiência cinematográfica. O cineasta rompeu as fronteiras do cinema sueco e atingiu a universalidade.
Sinopse
‘O Sétimo Selo’ revela uma alegoria em preto e branco sobre a busca infinita pelo sentido em um mundo caótico: o mundo do século XIII, devastado pela Peste Negra. Antonius Block (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra sua vila destruída pela doença. A Morte aparece para levá-lo, mas Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida. Propõe então um jogo de xadrez, em uma tentativa de burlar a única certeza que o habita.
Apesar de perder o jogo de xadrez, a Morte continua a persegui-lo enquanto viaja pela Suécia medieval. Block descobre os aspectos mais repugnantes do fervor religioso: a tortura, a caça às bruxas, o espectro da Morte alimentando-se da fraqueza humana. Block toma quatro pessoas sob sua proteção: o ateu Squire Jons, os jovens Mia e Jof e seu bebê. Alguns críticos associam os nomes e a presença quase imune à morte do casal à Sagrada Família.
Programação da Mostra
Dia 09/08 – ‘O Sétimo Selo’ (Det Sjunde Inseglet, SUE, 1956), Dir. Ingmar Bergman.
Dia 16/08 – ‘A Noite’ (La Notte, FRA/ITA, 1961), Dir. Michelangelo Antonioni.
Dia 23/08 – ‘Gritos e Sussurros’ (Viskningar Och Rop, SUE, 1972), Dir. Dir. Ingmar Bergman.
Dia 30/08 – ‘Blow-up: Depois Daquele Beijo’ (Blow-up, RUN/ITA, 1966), Dir. Michelangelo Antonioni.
As exibições da mostra acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 19h. O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, está localizado na rua Lagarto, 2161, bairro São José. Informações: (79) 3211-1505.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]