[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir de um decreto estadual oficializado no último dia 27 de fevereiro, foi instituído, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais de Sergipe (APL/SE). De acordo com o decreto, consideram-se APL’s, aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

O Núcleo Estadual de APL/SE tem como missão articular as políticas estaduais voltadas ao apoio dos APLs, com a participação de instituições que visem o desenvolvimento e a sustentabilidade dos micros e pequenos empreendimentos. E assim se configura como o principal meio de interlocução do governo estadual junto ao Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais GTP/APL do governo federal e outras instituições e organismos públicos e privados nacionais e internacionais.

Segundo a coordenadora do departamento técnico da Sedetec, Sudanês Pereira, o decreto representa um avanço na institucionalização da APL no estado e servirá como um documento norteador da política de Arranjos Produtivos Locais. “O núcleo estadual de APL/SE foi criado através de uma Ata em maio de 2007. Desde então, a Sedetec trabalha coordenando e executando o núcleo de APL’s. Em pesquisa realizada entre as instituições que compõem o núcleo foi identificada a demanda por um marco legal da política de APL’s em Sergipe. Agora só tem a crescer e se ajustar, seguindo as diretrizes do governo federal”, explica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.