Núcleo de APLs de SE é vitrine para outros estados através da recomendação do MDIC
Em maio de 2007 foi instalado o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais de Sergipe (APL-SE), onde a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) exerce a função de coordenadora. O projeto propõe a articulação de ações para construir políticas de desenvolvimento dos arranjos produtivos existentes, assim como a formulação e constituição de aglomerações que já existem, mas não estão articuladas.
Já são mais de quatro anos de atuação e, hoje, o que se vê é sucesso absoluto. A prova disso são as visitas de representantes de outros estados que Sergipe vem recebendo constantemente. As visitas são recomendadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), coordenador do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTPAPL), fato este que demonstra o reconhecimento dos esforços da Sedetec enquanto coordenadora do APL-SE.
Apenas neste ano, a Sedetec recebeu o Maranhão e a visita mais recente foi da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba. Recebidos pela equipe da coordenação do APL-SE, a coordenadora Executiva do Núcleo Estadual de APLs da Paraíba, Elizabeth Almeida, e o gerente Operacional de Sistemas Produtivos, Antônio Teixeira, expuseram o andamento dos trabalhos e das políticas de APLs em seu Estado. Além disso, conheceram a metodologia utilizada em Sergipe como referência para a reestruturação do núcleo paraibano, que foi instalado em 2007.
Para Sudanês Pereira, diretora do Departamento Técnico da Sedetec, Sergipe acabou se tornando referência para o MDINC, justamente por causa da sua governança junto às instituições e das suas políticas públicas para as APLs. “Inclusive já estamos sendo procurados pelo estado do Rio Grande do Norte e vamos agendar com eles também. Essas visitas são importantes”, ressalta.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Núcleo de APLs de SE é vitrine para outros estados através da recomendação do MDIC – Fotos: Vieira Neto/Sedetec