[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), viabilizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), promove hoje, às 20 horas, a exibição do filme ´Roma, cidade aberta´, dentro do projeto ´Quinta-cinematográfica´. O filme, de Roberto Rosselini, foi gravado em 1946 e é considerado um dos maiores da história do cinema pela crítica mundial.

A película retrata Roma entre os anos de 1943 e 1944, sob ocupação nazista, quando é declarada “cidade aberta” para evitar bombardeios aéreos, época em que comunistas e católicos deixaram suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, ´Roma, Cidade Aberta´ tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias.

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira fica localizado na rua Lagarto, nº 2161. Informações: (79) 8821-4928.

Sinopse

Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.