Novos Rumos: Governo certifica alunas do Presídio Feminino
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Secretaria de Estado da Justiçae de Defesa ao Consumidor (Sejuc) e da Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SEPM), certificou profissionalmente, no curso de confecção de peças íntimas, 21 alunas do Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira, 24.
O curso fez parte das atividades do Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos. As aulas foram ministradas pelo Senac e aconteceram de segunda a quarta- feira, em período integral, totalizando uma carga horária de 80 horas.
A chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Inclusão Social, Ivaneide Nascimento, representou a secretária de Estado Eliane Aquino na solenidade. “Se estivesse em Aracaju, a secretária Eliane faria questão de participar dessa solenidade e de dar os parabéns a cada aluna. Em nome dela, parabenizo e desejo muita sorte para a vida de todas. Aproveitem o conhecimento adquirido, para dar um novo rumo em suas vidas”.
Para o Secretário de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor, Benedito de Figueiredo, a ação é de fundamental importância para a ressocialização das internas. “Duas turmas foram formadas e eu fico gratificado porque só acredito na reinserção social. É preciso que seja assim e, por isso, temos priorizado esse trabalho durante todos esses anos. Sergipe é, hoje, o primeiro Estado do Nordeste e o terceiro do Brasil em atividade laboral no Sistema Prisional. E isso só e motivo de alegria para nós”, afirmou o Secretário aos presentes. Ele anunciou, ainda, que dentro em breve, todos uniformes e demais roupas utilizadas no sistema prisional passarão a ser confeccionados no Prefem. “A Sejuc fornecerá todo o material e as internas ainda serão remuneradas para fazer esse trabalho”, revelou Benedito de Figueiredo.
Benedito ressaltou que os resultados que o Presídio Feminino vem produzindo são resultantes de anos de comprometimento do Governo do Estado de Sergipe. “Tenho certeza de que o Prefem é, hoje, o melhor presídio do Brasil. Esse é um compromisso que eu e o Governador Marcelo Déda sempre tivemos. Em 2007, quando visitamos o Presídio Feminino do Bairro América – que mais parecia uma masmorra medieval -, ele me disse: ‘eu quero resolvido esse problema’. E, graças a Deus, conseguimos resolver. Por isso, faço questão de demonstrar a vocês o nosso reconhecimento, inclusive à direção desse Presídio, que se tornou uma referência no País”, afirmou o Secretário aos presentes.
A diretora da unidade, Lília Melo, afirma justamente que a ideia é não só acolher as internas na unidade, mas também encaminhá-las para a vivência fora dos muros do Prefem. “Esse curso cumpre esse objetivo. A maioria delas talvez nunca fosse chamada de ‘formanda’ lá fora, por falta de oportunidade mesmo, e hoje elas estão recebendo esse nome aqui. Torço para que elas tomem gosto e continuem buscando o conhecimento quando saírem, mas sabemos que é difícil, porque tem a casa, filhos, etc. Por isso, esse é o momento. Devemos aproveitar enquanto elas estão aqui, onde estão centradas, para colocá-las para aprender. Porque o trabalho do presídio é ressocializar e reeducar, não apenas punir. Elas vão voltar e têm que estar preparadas para voltar”, opinou a diretora.
De acordo com ela, novas parcerias estão sendo estudadas para, juntamente com a Escola de Gestão Penitenciária (Egesp) e o Senac, levar algumas vagas do Pronatec para o Prefem, a fim de que possam ser iniciadas novas oficinas, de manicure e cabeleireira.
A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, destacou que o certificado recebido pelas alunas é um instrumento para garantir a sustentabilidade do futuro. “A parceria entre as secretarias do Estado possibilita novas oportunidades para essas mulheres que estão à margem do mercado de trabalho”.
Para a detenta Maria Iranildes dos Santos, de 34 anos, é grande a satisfação em receber o certificado de conclusão. “Sei que não vou encontrar as portas do mercado de trabalho abertas quando sair da prisão. Por isso foi maravilhoso poder fazer esse curso, já penso em costurar na minha casa e ganhar meu dinheiro”.
A alegria não foi diferente para Katiane Paixão, de 26 anos. “Antes de ser presa, trabalhava como cabeleireira em minha casa. Agora posso dizer que tenho mais uma profissão. Vou fazer roupa íntima para vender”.
Novos Rumos
Executado com recursos próprios do Governo do Estado, o Novos Rumos já atendeu, somente nos últimos quatro anos, a 10.253 pessoas. Resultado de um investimento de mais de R$ 2,7 milhões. Através do programa, muitos sergipanos já garantiram empregos.
DST Aids no Prefem
A quarta foi especial também porque marcou o segundo dia da presença da equipe do CTA de Nossa Senhora do Socorro no Prefem, para a realização de testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV. De acordo com a assistente Social Elisângela Góis, que coordena o Programa DST AIDS [da Secretaria de Estado da Saúde] em Nossa Senhora do Socorro, a ação integra a Campanha Nacional de Hepatite e uma mobilização estadual contra a Sífilis e o HIV. “Sempre fazemos esse intercâmbio para prestar esse serviço na unidade. O Dr. Almir Santana proferiu palestra e ontem e hoje estivemos aqui, para fazer o teste em uma parte das internas e continuaremos na próxima semana”, explicou Elisângela.
Ela conta que, após a orientação que recebem no pré-teste, as internas passam por um aconselhamento relacionado à vulnerabilidade das doenças, fazem a coleta e esperam o resultado. “Dando positivo, a gente já deixa tudo encaminhado com o setor de enfermagem para dar continuidade ao tratamento das internas”, completou a coordenadora. Para Lília Melo, as ações de saúde são momentos muito importantes na unidade.
“Muitas das nossas internas viviam nas ruas ou em meio ao uso de drogas. Encontramos índices de Sífilis altos e é uma doença silenciosa. Até gestantes que chegam aqui com cinco ou seis meses sem nunca terem ido ao médico, são diagnosticadas com Sífilis, que é perigosíssima, inclusive para o bebê. Por isso, é tão importante que façamos ações desse tipo ano a ano. É uma parceria nossa com a Saúde do Estado e a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro”, finalizou a diretora da unidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Novos Rumos: Governo certifica alunas do Presídio Feminino –