[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos, desenvolvido pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), vai iniciar, a partir do próximo dia 18, cursos na área de serviços e comércio para 2.060 pessoas nos municípios da Grande Aracaju: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

Na primeira leva serão ofertados cursos de formação divididos em 21 opções, nas áreas de comércio e prestação de serviços, formando 103 turmas com o mínimo de 15 e o máximo de 20 vagas por turma.  Posteriormente serão iniciados os demais cursos nas áreas de construção civil e informática.

Dentro do programa os cursos ofertados são de auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, camareira, cabeleireiro, confecções e bijuterias, confecções de peças íntimas, costureiro, cuidador de idoso, depilador, doces e salgados, estilista, frentista, garçom, manicure e pedicure, maquiagem, montagem de arranjos florais, pintura em seda e tecido, promotor de vendas, recepcionista, recepcionista em meios de hospedagem e salgados para coquetéis.

Segundo o coordenador estadual do Novos Rumos, Melquíades Freitas, os cursos do projeto são definidos em consenso com as instituições empregadoras. “Nós fazemos uma reunião com as empresas ligadas ao programa para discutir as áreas no mercado de trabalho que mais precisam de profissionais qualificados. A partir daí, determinamos os cursos que iremos inserir no Novos Rumos e as instituições parceiras apresentam suas demandas de vagas”, explicou.

Realizados com a contratação do Senac e Senai e a parceria de mais 30 instituições associadas, os cursos são ofertados prioritariamente à população extremamente pobre ou pobre, de acordo com o Censo IBGE 2010, que possuem rendas per capita de até R$ 70 e 120, respectivamente.

Como critério obrigatório, os requerentes deverão estar inclusos no Cadastro Único (CadÚnico) para ter direito a inserção nos Novos Rumos. As inscrições dos cursos podem ser realizadas nas associações dos bairros inclusos no programa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.