[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As aulas práticas do curso de pedreiro polivalente e de pintor imobiliário promovido pelo Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos, começaram no bairro Santos Dumont.  O curso acontece por meio de convênio firmado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) com o Senai.

As aulas de pedreiro polivalente são realizadas no espaço paroquial da Igreja Católica e o curso de pintor imobiliário é realizado na Igreja Presbiteriana, os dois no bairro Santos Dumont, em Aracaju, para 20 alunos, com carga horária de 200 horas. As aulas práticas acontecem nos ambientes da igreja.

“Estamos reformando a estrutura das igrejas, onde realizamos o curso de pedreiro polivalente e de pintor. Dessa forma, ao mesmo tempo em que executamos a aula prática, também reformamos o espaço. Foi maravilhosa a ideia de beneficiar espaços da comunidade com o trabalho realizado pelos alunos”, afirma Márcio Thomas, instrutor do Senai.

Prestes a concluir o curso de pedreiro, Jonhny Oliveira Gonçalves, de 26 anos, se diz ansioso para começar a trabalhar profissionalmente. “Já fiz serviço de ajudante de pedreiro e no momento estou desempregado. Sempre tive a oportunidade de me qualificar profissionalmente. Aproveitei a oportunidade e me inscrevi nesse curso do Novos Rumos. É muito bom poder estudar bem perto de minha casa e sem pagar nada”.

Durante o curso, os alunos têm uma capacitação inicial com componentes teóricos e recebem orientações sobre saúde, meio-ambiente, segurança, além de conhecer os tipos de ferramentas que vão ser utilizadas no curso.

A aluna Josenildes dos Santos, de 41 anos, demonstrou satisfação em realizar as aulas práticas do curso de pintor imobiliário. “Sempre achei que pudesse ser uma boa pintora, pois sou detalhista. Esse curso é maravilhoso, tenho todo suporte e atenção que preciso. Sairei daqui uma ótima profissional”.

O Governo do Estado, através da Seides, realiza reuniões com empresários sergipanos com o intuito de identificar quais as principais demandas para aporte de mão de obra no mercado de trabalho. Um das áreas com maior capacidade de absorção tem sido a da construção civil.

Mariah Médice, técnica da Seides, acompanhou as aulas práticas. “Estamos concluindo mais uma turma de pedreiro polivalente, uma profissão que tem muita demanda no mercado sergipano. Essa qualificação do Novos Rumos, através do Senai, é muito importante para oferecer um curso de qualidade para a população. Quem recebe a oportunidade, precisa aproveitá-la”.

Novos Rumos

Executado com recursos próprios do Governo do Estado, o Novos Rumos já atendeu, somente nos últimos quatro anos, a 10.253 pessoas. Resultado de um investimento de mais de R$ 2,7 milhões. Através do programa, muitos sergipanos já garantiram empregos.

Até o final de outubro de 2013, a Seides abrirá mil vagas, sendo 660 em Aracaju e 340 na grande Aracaju. Os cursos são realizados nos Espaços Novos Rumos, entidades religiosas e associações comunitárias.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.