[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Ministério das Cidades aprovou a liberação de R$ 150 milhões para obras de esgoto em Aracaju. Os recursos integram o plano de investimentos do Governo do Estado executados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, no último dia 26, as obras fazem parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com o projeto de ampliação da infraestrutura sanitária, mais de 130 mil moradores das regiões Norte e Oeste da capital sergipana passarão a ter acesso à coleta e tratamento de esgoto.

Até o fim do ano, o Governo do Estado começa a executar, por meio da Deso, a implantação do sistema completo de esgotamento em localidades como: Soledade, Lamarão, Jardim Centenário, Bugio, São Carlos, Olaria, Veneza, José Conrado de Araújo, Japãozinho, Alto da Jaqueira e Cidade Nova. Também integram o plano de investimentos os bairros Jabotiana, Ponto Novo, Siqueira Campos e América, incluindo os conjuntos Costa e Silva, Castelo Branco, Santa Lúcia e Sol Nascente.

“Com essa ampliação, a meta é chegar a mais de 90% de cobertura de esgoto em Aracaju. Isso tem um ganho fundamental que é a melhoria da saúde, além de despoluir os rios. Com essas ações, o governo dá um passo significativo de qualidade de vida da população”, explica o diretor-presidente da Companhia de Saneamento, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, ao revelar que a capital de Sergipe será destaque no Brasil como uma das poucas cidades com um índice tão alto de cobertura de esgoto.

Melhorando a qualidade de vida da população que não tinha acesso ao sistema sanitário, o Governo do Estado concretiza o ciclo de investimentos em saneamento básico na cidade, que também já recebeu obras de saneamento nos bairros da Zona Sul e Zona de Expansão. Até 2014, Aracaju terá quase o triplo da cobertura de esgoto e ficará em primeiro lugar no ranking de atendimento a população, se comparada às capitais do Norte e Nordeste do País.

Construindo dignidade

Antes da publicação no Diário Oficial, a garantia dos R$ 150 milhões chegou a ser anunciada, em março deste ano, pela presidenta Dilma Rousseff. O governador Marcelo Déda comemorou a conquista enfatizando que os recursos garantem a meta do Governo do Estado de levar qualidade de vida, mais saúde e mais preservação ambiental, através de uma nova e recordista cobertura da rede de esgoto.

Com a liberação dos recursos, o Governo do Estado agora envia o projeto de implantação de esgotamento sanitário para análise da Caixa Econômica Federal (CEF), antes de dar início ao processo de licitação das obras. A previsão é que até setembro de 2013 essa etapa do processo seja finalizada para efetivação da ordem de serviço. A proposta abrange a colocação de 86 quilômetros de rede coletora de esgoto na Zona Norte e mais 44 na região Oeste de Aracaju.

Em cada parte da extensão de rede implantada, uma nova realidade será construída na vida dos moradores das áreas atendidas. Isso porque a coleta e o tratamento de esgoto doméstico melhoram os índices de saúde pública, além de aumentar as condições de moradia digna onde há cobertura do serviço prestado pela Deso.

As obras contam ainda com a construção de 24 estações elevatórias que são unidades responsáveis pelo transporte de esgoto até a Estação de Recuperação de Qualidade (ERQ) Norte, situada em Nossa Senhora do Socorro. Todo o material coletado receberá o adequado tratamento para ser devolvido com menos poluentes à natureza.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.