[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A utilização dos novos equipamentos materiais médicos-hospitalares que estão sendo adquiridos pelo Governo de Sergipe vem proporcionado uma série de melhorias nas condições de trabalho dos profissionais de saúde e na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde atendidos no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).

"A compra de novos equipamentos tem reflexo direto na qualidade do atendimento que prestamos na medida em que oferece mais segurança e tranqüilidade aos cidadãos e profissionais que trabalham nas unidades de saúde do Estado. A mudança na Saúde passa por muitas questões gerenciais, de qualificação dos nossos profissionais e estruturação física dos hospitais e é nisso que estamos investindo", explicou o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, ao lembrar que a rede hospitalar de Sergipe estava em processo de sucateamento há muitos anos.

De acordo com o tecnólogo em Saúde e Gestor Equipamentos Médicos-Hospitalares da SES, Luiz Humberto Silva, 61 novos laringoscópios completos e 50 guias de entubação destinados ao HUSE e à maternidade chegaram nos últimos dias. Quarenta laringoscópios são de uso adulto e outros 21 pediátricos. Do total de guias de entubação, 30 são destinadas a pacientes adultos e 20 a infantis.

O laringoscópio é um equipamento portátil com diversos adaptadores (lâminas curvas e retas) que se ajustam ao formato anatômico da laringe de cada paciente para realização de exames como laringoscopia. Já o guia de entubação auxilia na introdução da sonda em procedimentos de entubação para pacientes que necessitem com urgência de ventilação pulmonar.

Investimentos

Para a aquisição dos laringoscópios e guias de entubação, o Governo de Sergipe investiu R$ 30 mil. No caso do HUSE, recentemente foram adquiridos também 128 novos monitores multiparamétricos e 68 ventiladores respiratórios digitais. Os novos equipamentos já começaram a ser instalados e são destinados ao atendimento de pacientes em estado grave ou crítico na UTI Adulto, CTI Pediátrica, Unidades Semi-intensivas e outras áreas.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes também recebeu recentemente 12 monitores e 20 oxímetros de pulso. Com os aparelhos, todos os bebês internados na unidade passam a ter sua pressão arterial, frequência cardíaca e saturação (quantidade de oxigênio no sangue) monitorados de forma mais segura. Ao todo, os equipamentos citados representam um investimento aproximado de R$ 4,3 milhões.

Outros investimentos estão sendo realizados pela Secretaria de Estado da Saúde para equipar a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes com três novas incubadoras, sete berços aquecidos e cinco aparelhos de fototerapia, dentre outros. O maquinário deverá ser instalado ainda este semestre.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.